Madeira

Experiência madeirense favorece Açores no combate às infecções hospitalares e cuidados paliativos dignos

None

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos e a sua equipa visitaram hoje o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, tendo a oportunidade de conhecer o funcionamento da linha Saúde Açores, recentemente premiada a nível europeu e que mereceu grandes elogios por parte de Pedro Ramos.

Mas o secretário regional mostrou-se mais preocupado com questões relativas à Saúde, a sua área de intervenção, entendendo que a Madeira pode contribuir para que os Açores consolidem áreas de actuação no combate às infecções hospitalares e no âmbito dos cuidados paliativos.

“Acho que podemos trazer a nossa experiência na área do combate às infecções hospitalares. A Madeira, e o Hospital do Funchal, foi escolhida para um projecto da Fundação Calouste Gulbenkian de melhoria desse combate na diminuição de infecções hospitalares. A Madeira dedicou-se afincadamente a esse programa, os resultados são positivos e estamos muito satisfeitos”, vincou, aludindo ainda para o facto do sistema regional de Saúde dos Açores estarem também a “instalar grupos de controlo local e o caminho é mesmo esse”.

Há ainda espaço para a “colaboração” inter-ilhas “em termos da criação de unidades de cuidados paliativos”. “A Madeira está disposta a fornecer a sua experiência pois, como sabe, a nossa unidade é a primeira do país a ser acreditada segundo o modelo europeu do AXA”.

Pedro Ramos e a sua equipa visitarão ainda hoje o centro de saúde da Praia da Vitória.