Eutanásia em debate na UMa

18 Nov 2017 / 01:35 H.

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) levará a cabo no próximo dia 20 de Novembro, das 17h00 às 19h30, na Reitoria da Universidade do Funchal, Anfiteatro do Colégio dos Jesuítas, a décima primeira sessão do Ciclo de Debates: “Decidir Sobre o Final da Vida”. O painel de debate colocará em diálogo Helena Fragoeiro, Merícia Bettencourt, Marla Vieira e Ricardo Santos. A moderação ficará a cargo de Paulo Jardim.

Iniciativas recentes de cidadãos destinadas a promover intervenções legislativas sobre a eutanásia e o suicídio assistido colocaram estes temas na discussão pública. A sociedade é chamada a refletir sobre as questões relacionadas com o final da vida e os dilemas éticos que enfrenta nas opções que irá tomar.

Com este ciclo de debates, o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) propõe-se discutir com total abertura e independência, em eventos abertos a todos os cidadãos, as escolhas que se colocam em final de vida – declarações antecipadas de vontade, locais e condições de prestação de cuidados de saúde, incluindo os cuidados paliativos, futilidade terapêutica, eutanásia, suicídio assistido –, convidando para o efeito personalidades, entidades e instituições, que podem ajudar a formar opinião e a construir as soluções que melhor podem servir os interesses de todos.

Os debates tiveram o seu início em Maio e ocorrem até Dezembro de 2017 em várias cidades do País – Aveiro, Braga, Coimbra, Covilhã, Évora, Funchal, Lisboa, Ponta Delgada, Porto, Setúbal, Vila Real – em parceria com autarquias e instituições académicas.

A iniciativa tem o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e a entrada é livre.

Outras Notícias