Na quinta-feira, pelas 16 horas, na Rua João Augusto de Ornelas, no centro da freguesia do Estreito, há a conferência de imprensa de apresentação da 40.ª edição da Festa das Vindimas.
Remonta a 1963 a realização da primeira edição da Festa das Vindimas do Estreito de Câmara de Lobos, o mais antigo certame de promoção do Vinho Madeira. Tendo como palco principal a Quinta do Estreito, à data, o evento despertou grande sucesso com o Cortejo da Vindima, onde participaram grupos folclóricos, homens transportando cestos com uvas e borrachos e entoando charambas e bailinhos, acompanhados de rajões, machetes e braguinhas. Houve lugar à repisa de uvas ao vivo e provas de vinho, uma exposição de utensílios da produção vinícola e produtos das casas de vinho e muita animação, foguetes e iluminações.
Volvido meio século, é objectivo da Junta de Freguesia do Estreito reivindicar o destaque original das Festas da Vindima e posicionar o certame com lugar de relevo no cartaz da promoção turística da Madeira. O Estreito de Câmara de Lobos é o principal centro produtor de vinho da Madeira e repositório de um património vitícola inestimável, qualidades que potenciam o território e o evento, como centro do enoturismo na Madeira, especificidade que levou a autarquia de Câmara de Lobos a efectuar, no ano de 2014, o registo da marca ‘Estreito de Câmara de Lobos, Terra de Vinho’.
Na próxima edição das Festas da Vindima, que entre sexta e domingo, contempla um programa de actividades culturais, gastronómicas e etnográficas inspiradas no universo da vitivinicultura através do qual é pretendido alavancar a notoriedade e o prestígio da freguesia e dos vinhos ali produzidos.
Tópicos
- 1 Câmara de Lobos
- 2 Casas
- 3 Conferência
- 4 Exposição
- 5 Festa
- 6 Homens
- 7 Iluminações
- 8 Imprensa
- 9 Junta de Freguesia
- 10 Património
- 11 Promoção
- 12 UMa
- 13 Universo
- 14 VINDIMAS
- 15 Vinho Madeira
- 16 Vinhos