Madeira

Desfolha do Milho ao vivo no Parque Temático da Madeira, em Santana

No próximo Domingo, 24 de Setembro, as actividades tradicionais estarão em foco

None

O Parque Temático da Madeira, situado em Santana, será palco da representação tradicional da desfolha do milho. Uma iniciativa que acontece no próximo domingo, dia 24 de Setembro, em parceria com a Associação Cultural Lírios do Norte.

Segundo António Trindade, a ideia é recriar a actividade de forma genuína, dado a conhecer aos visitantes o desfolhar do milho, envolvendo-os no típico ambiente de festa que juntava vizinhos.

“Nesta iniciativa, que não é apenas representativa mas que permite a participação dos visitantes do Parque Temático, será criado o gastalho que é feita de pau seco onde depois de desfolhado, o milho é colocado a secar ao sol”, refere António Trindade, salientando o facto do milho ser uma das culturas mais representativas do Concelho de Santana, com um processo bem enraizado junto da população local, nomeadamente na plantação, desfolha e embagamento. Estes dois últimos processos foram, durante muitos anos, atividades comunitárias, tendo por base, a inter-ajuda entre as pessoas.

“Esta representação é uma forma de dotar o Parque Temático de um vínculo cada vez mais efectivo à tradição e cultura, quer do concelho, quer da região”, diz Trindade, pretendendo, por outro lado, estimular o envolvimento de mais pessoas nas atividades no Parque, sejam turistas ou madeirenses.

“A desfolha do Milho é mais uma atividade do ciclo de representações etnográficas da Madeira e de Santana que o Parque Temático tem vindo a apostar como marca distintiva do espaço de turismo, que eleva a história e a cultura da Madeira em complemento com todas as outras atrações do Parque, nomeadamente as atividades de entretenimento e de lazer”.

Paralelamente a esta atividade esporádica, nesse mesmo dia, e como acontece todas as sextas e domingos, terá lugar a confecção tradicional do pão de santana numa cozinha tradicional a lenha, entre as 10h e as 14h. Uma atividade igualmente aberta à participação e envolvimento dos visitantes.

O Parque Temático da Madeira é um empreendimento sob tutela das Sociedades de Desenvolvimento que enaltece a história e a cultura da Madeira.