Madeira

Delegação da Madeira participa em conferência sobre espaço marítimo em Canárias

None

A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais (SRA, através da Direcção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA), está a participar na Conferência Internacional do Ordenamento do Espaço Marítimo, que está a decorrer em Las Palmas (Canárias). No evento, foi realizada uma apresentação do ponto da situação do processo de Ordenamento do Espaço Marítimo da Madeira, levada a cabo por técnicos da DROTA em parceria com membros da Direção Regional das Pescas e outros investigadores.

Na apresentação, a delegação madeirense referiu o aumento significativo que tem sido verificado em anos recentes no número de atividades associadas ao mar, especialmente nas zonas costeiras, alertando para a necessidade de compatibilizar aquele desenvolvimento com a de proteção dos ecossistemas marinhos. Segundo a apresentação, esse processo tem sido desenvolvido em parceria e diálogo constante entre os órgãos de administração pública e os diversos agentes com interesse na gestão do espaço marítimo da Região Autónoma da Madeira.

A apresentação realizada pela comitiva regional também sensibilizou os presentes para os trabalhos que estão a ser feitos na nossa Região na área da conservação, muitos dos quais já obtiveram reconhecimento internacional, assim como para a aposta forte que está a ser realizada pelo atual governo na promoção de uma abordagem sustentada aos recursos marítimos e ao seu aproveitamento, quer no capítulo do lazer e do turismo, quer no âmbito da economia e da exploração científica.

A Conferência Internacional do Ordenamento do Espaço Marítimo decorre até ao dia 28 de Abril e é vista como um fórum privilegiado para a apresentação de trabalhos no campo da preservação marinha e do Crescimento Azul.