Madeira

Colóquio para sensibilizar alunos na Gonçalves Zarco

A questão da diferença será abordada, assim como outras relacionadas com vida saudável

A Escola promove dois dias de reflexão e aprendizagem. Foto Arquivo
A Escola promove dois dias de reflexão e aprendizagem. Foto Arquivo

Chamar a atenção da comunidade escolar, em particular dos alunos, para a inclusão e para algumas questões que podem afectar a saúde numa perspectiva mais abrangente levou a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco a organizar o II Colóquio ‘Educar para a Saúde e Bem-estar na Escola’, este sob o tema ‘Adversidades na Adolescência - cruzando perspectivas e conceitos’. Realiza-se na próxima terça e também na quarta-feira, na instituição de ensino.

Ao longo dos dois dias, os oradores vão abordar “vários temas relacionados com algumas adversidades e diversidades dos alunos no meio escolar, com o intuito de cruzar perspectivas e conceitos”, refere a organização. “Deseja-se consciencializar a comunidade escolar, em particular os alunos, para questões que podem afectar a saúde, nos domínios físico, social e psíquico, e a qualidade de vida”.

Na lista de convidados está Mónica Vasconcelos, neuropediatra do Hospital Pediátrico de Coimbra - Centro de Desenvolvimento da Criança, que vai abordar a aprendizagem e o comportamento nos alunos com necessidades educativas especiais (NEE). Aliás, este tema é central e será aprofundado em outras apresentações, nomeadamente do director regional de Educação, Marco Gomes, e das professoras Graça Chaves e Gina Carvalho, que vão falar da inclusão de alunos com NEE, e ainda de Maria José Camacho, que vai convidar a reflectir sobre as diferenças na Escola. ‘O Livro de Catarina – O desafio do autismo’ é o ponto de partida para uma das autoras, Ana Luísa Caires, lançar mais luz sobre esta condição.

‘As artes e o escutismo-formas diferenciadas de desenvolver competências para a Vida’ será abordado por Carlos Gonçalves. Há também uma outra apresentação sobre ‘Ser Jovem – riscos, desafios e oportunidades’, trazida por Lara Costa e Licínia Gonçalves.

Os trabalhos decorrer nos dois dias a partir das 10 horas. A sessão de abertura será presidida pela secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais. O encerramento será ao final do segundo dia, pelas 17h45, com o secretário regional de Educação.

A par destas palestras, está também previsto no âmbito deste programa a realização de actividades inclusivas, promovidas em parceria com a Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas, sob o lema ‘Todos diferentes... Todos iguais... um outro olhar’. No dia 28 a partir das 14h55.