Madeira

Bruno Pereira participa nas jornadas de trabalho do Projecto HEXAGONE

None

O Director Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Bruno Pereira, está a participar durante esta semana, como orador, nas jornadas de trabalho do Projecto HEXAGONE, que decorrem em Nouakchott, Mauritânia, onde fará uma apresentação sobre a Madeira e as respectivas potencialidades e prioridades da RAM para a efectivação de parcerias com entidades daquele país.

Note-se que a Região Autónoma da Madeira, através da Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, é parceira no projecto estratégico HEXAGONE no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Madeira-Açores-Canárias. Neste programa participam ainda três países convidados: Mauritânia, Senegal e Cabo Verde.

O objectivo essencial do projecto é dinamizar a cooperação com os países terceiros do Programa e estabelecer mecanismos que facilitem a concertação entre o FED-FEDER. Na vertente da dinamização da cooperação, os parceiros do projecto desenvolverão, em articulação com a Autoridade de Gestão, actividades dirigidas ao reforço do conhecimento mútuo das várias entidades, ao networking dos agentes públicos e privados do espaço, à identificação e criação de projectos com a participação daqueles países, bem como actividades orientadas para a melhoria da visibilidade do Programa por parte dos Países Terceiros, nomeadamente através da apresentação de projectos já desenvolvidos ou em desenvolvimento.

Refira-se que, nestas jornadas, serão igualmente apresentados os projectos que foram aprovados na 1ª convocatória Programa de Cooperação Madeira - Açores - Canárias e que estejam a ser desenvolvidos em parceria com a Mauritânia, bem como reforçar o contacto com estas entidades.