Madeira

Boas práticas na área da energia renovável atraem comitiva de Cabo Verde à Madeira

Secretaria do Turismo e Cultura, através da DRAECE, coordena visita de delegação cabo-verdiana com especialistas no sector. FOTO arquivo
Secretaria do Turismo e Cultura, através da DRAECE, coordena visita de delegação cabo-verdiana com especialistas no sector. FOTO arquivo

Uma delegação de especialistas em energias renováveis e eficiência energética de Cabo Verde irá visitar a Madeira, nos próximos dias 30 e 31 de Outubro.

Esta missão está integrada na estratégia de reforço da cooperação do Governo Regional para com os seus países vizinhos, coordenada pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura, através da Direcção Regional dos Assuntos Europeus e da Cooperação Externa (DRAECE).

“Dada a insularidade e outras características comuns desta área da Macaronésia, e eventualmente outros países da CEDEAO, o intuito da iniciativa é permitir a tomada de conhecimento in loco das boas práticas e dos projectos na área das energias renováveis existentes na nossa região, tendo em vista uma futura aplicação das mesmas naquele país africano”, explica um comunicado da DRAECE.

A comitiva é composta por vários representantes de entidades cabo-verdianas, nomeadamente ao nível do Ministério de Economia e Emprego, do Centro para as Energias Renováveis e Eficiência Energética da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental – CEDEAO, da Agência de Regulação Económica, do Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial e do Programa de Apoio ao Sector de Energias Renováveis.

Do programa, no dia 30, destacam-se as deslocações à Estação da Meia Serra (11h00) e à Empresa MBEZF - Madeira Biomass Energy, Lda. (17h30), assim como reuniões com o Director Regional dos Assuntos Europeus e da Cooperação Externa (15h00) e o Presidente do Conselho de AREAM (16h30).

No dia 31, merecem relevo as visitas à Unidade Autónoma de Gás Natural, nos Socorridos (9h45); à Central Termoeléctrica da Vitória III (11h15); e reuniões com Directora Regional da Economia e Transportes do Governo Regional da Madeira (16h30) e com a Direcção da Câmara de Comércio e Indústria da Madeira (15h00).