Amanhã há Jornadas Europeias do Património e Conferências ‘Andarilhas’

21 Set 2017 / 16:24 H.

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, o Museu Etnográfico da Madeira acolhe, amanhã, pelas 15 horas, a apresentação pública do Projecto “Mini-Hídricas nas Levadas da Madeira ”, desenvolvido, em parceria, pela Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, este Museu e o Museu da Electricidade – Casa da Luz.

Trata-se de um projecto inovador, no âmbito do património cultural e natural e das novas tecnologias, que propõe uma solução para a implementação de pequenas estações que visam abastecer pequenos postos turísticos, ao longo dos 1500 quilómetros de levadas, de forma a possibilitar, a quem as visita, a oportunidade de carregar os telemóveis/ lanternas e demais dispositivos electrónicos.

O Museu Etnográfico acompanhou a Instalação do protótipo e a aferição/ avaliação dos resultados, numa iniciativa conjunta que reuniu a equipa, os professores e os alunos responsáveis pelo projecto, numa deslocação à serra, no concelho da Ribeira Brava.

A referida apresentação pública far-se-á através de duas iniciativas interligadas: uma visita guiada ao engenho de moer cana-de-açúcar, existente no Museu - visto que no edifício onde se encontra instalado funcionou, no século XIX, uma unidade industrial, testemunho do nosso património industrial, único a nível nacional - e a passagem de um pequeno filme, acompanhado de uma palestra para apresentação e demonstração do protótipo em funcionamento.

Refira-se que o concelho da Ribeira Brava participou, com este projecto, na Mostra Nacional – 14.ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, no primeiro semestre deste ano, concurso que visava motivar os alunos, do pré-escolar ao secundário, para a aprendizagem das ciências e para a escolha de áreas tecnológicas que, este ano, foi subordinado ao tema “Ciência e Tecnologia ao Serviço de um Mundo melhor”.

Esta edição contou com 997 projectos candidatos sendo que, desse, foram escolhidos pelo júri nacional os 100 melhores para estarem em exposição. A Escola e os alunos da Ribeira Brava foram premiados com uma menção honrosa no valor de 2500 euros, fazendo parte dos 41 projectos distinguidos, nos cinco escalões.

Já pelas 18 horas, o Museu Etnográfico acolherá o Ciclo de Conferências ‘Andarilhas’, iniciativa que visa levar a cabo uma intervenção de proximidade no seio das comunidades locais em cada concelho de Região, dando a conhecer os conteúdos que comporão o Grande Dicionário Enciclopédico da Madeira, com organização do Professor Doutor José Eduardo Franco e da responsabilidade da Apca Madeira.