5 Sentidos

Núcleo Museológico Rota da Cal comemora 9º aniversário

Foto Facebook/Rota da Cal
Foto Facebook/Rota da Cal

O Núcleo Museológico - Rota da Cal, em São Vicente, assinala a 1 de Março o seu nono aniversário de abertura ao público. Durante estes anos, o núcleo já conta com mais de 15.000 visitantes, a maior parte dos quais beneficiando dos serviços educativos prestados pela Rota da Cal - Associação de Investigação e Divulgação de Fornos de Cal.

A Rota da Cal, localizada na Achada do Furtado do Barrinho, no sítio dos Lameiros, disponibiliza entrada gratuita nos vários espaços relacionados com a extracção e transporte do calcário e o fabrico da cal no forno do Barrinho, sendo que funciona entre as 10 e as 17 horas. A realização de visitas orientadas carece de marcação prévia utilizando o correio electrónico [email protected].

“No armazém da cal apresentamos alguns fósseis que remontam à emergência da ilha da Madeira acima do nível do mar, cuja datação isotópica aponta ter ocorrido há cerca de sete milhões de anos. Fazemos ainda referência a outros fornos de cal existentes nos concelhos de São Vicente, Calheta, Câmara de Lobos e Porto Santo”, explica a uma nota enviada à imprensa.