5 Sentidos

Casa-Museu Frederico de Freitas recebe projecto ‘Dar a Ver’

None Ver Galeria

Depois das duas Sessões realizadas no Museu da Quinta das Cruzes, a Casa-Museu Frederico de Freitas acolhe, na próxima sexta-feira, dia 29 de Junho, mais uma Conferência do Projecto ‘Dar a Ver’, iniciativa que tem por base a divulgação do património artístico regional e a promoção da sua integração, no panorama nacional e internacional.

A conferência arranca às 18 horas, e serve para divulgar e projectar o vasto património cultural nesta que é já uma “aposta ganha” do Governo Regional.

Nesta III Edição, o Projecto ‘Dar a Ver’ prossegue o seu objectivo de “valorizar a oferta cultural existente na Região, promovendo o seu acesso e partilha junto de toda a população, tanto residente quanto visitante”, conforme sublinha a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço.

Sob o tema ‘Azulejo - Projeto Az Infinitum’, a conferência da próxima sexta-feira estará a cargo de Rosário Salema de Carvalho, que fará uma apresentação do Az Infinitum - Sistema de Referência e Indexação de Azulejo (http://redeazulejo.letras.ulisboa.pt/pesquisa-az), dando a conhecer não apenas as potencialidades do próprio sistema mas, também, alguma da azulejaria do Funchal já inserida na plataforma, chamando a atenção para a importância de registar o património azulejar nacional.

Desenvolvida pela Rede de Investigação em Azulejo (ARTIS/FLUL), em parceria com o Museu Nacional do Azulejo e com a empresa Sistemas do Futuro, a plataforma Az Infinitum conta, ainda, com a participação de várias outras instituições, investigadores e colaboradores.

Refira-se que o Projecto ‘Dar a Ver’, materializado através da Direcção Regional da Cultura (Direcção de Serviços de Museus e Património Cultural), prevê que, ao longo deste ano, sejam convidados vários especialistas, locais e nacionais, que abordarão, de forma mais específica ou generalista, aspectos dessa imensa diversidade cultural conservada ‘in situ’, ou já transitada para os museus, sendo que o essencial da acção assenta em visitas guiadas e conferências a realizar em vários locais.

A participação nestas actividades é gratuita, embora sujeita a uma inscrição prévia, através do endereço de correio eletrónico [email protected] ou pelo telefone 291211830.