5 Sentidos

ABM recebe biblioteca do Professor Nelson Veríssimo

Da biblioteca pessoal do Professor Doutor Nelson Veríssimo constam 655 espécies bibliográficas.
Da biblioteca pessoal do Professor Doutor Nelson Veríssimo constam 655 espécies bibliográficas.

O Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) recebeu, por doação, parte da biblioteca pessoal do Professor Doutor Nelson Veríssimo. No total são 48 caixas, nas quais se incluem 655 espécies bibliográficas (440 monografias; 45 publicações periódicas; 17 espécies de material não livro).

A biblioteca do historiador e professor universitário reúne, na sua maioria, publicações sobre a história e política do Arquipélago dos Açores e, em menor escala, um conjunto de monografias sobre os seguintes temas: Arquipélago das Canárias, Brasil, História de Portugal e Universal, Religião e Literatura.

De acordo com um comunicado do Gabinete da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, estes documentos estarão disponíveis para consulta, após tratamento documental, “cumprindo-se, assim, a estratégia de abertura e maior proximidade à comunidade que o Governo Regional defende em todas as áreas mas, particularmente e, neste caso, naquelas que dizem respeito à preservação, valorização e maior diversificação do património bibliográfico da Região”.

Refira-se que, em 2017, o ABM recebeu 1507 publicações, a título de oferta, de diversas proveniências, entre as quais se destacam instituições públicas e privadas, câmaras municipais, instituições culturais e de ensino, além de muitas doações de particulares.