Madeira

"Temos assistido, nos últimos tempos, a um claro enfraquecimento da vida da fé"

None

O Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, disse hoje, durante a homilia na Festa da Imaculada Conceição, que "temos assistido, nos últimos tempos, a um claro enfraquecimento da vida da fé".

"A fé da igreja mantém-se; mas, na vida de cada cristão, parece ver-se enfraquecida a sua apropriação. O acolhimento do amor de Deus de um modo total, íntegro, parece ter-se tornado mais frágil e temeroso", afirmou.

D. Nuno Brás disse ainda que "muitos são os que colocam em causa os próprios alicerces da fé; muitos mais aqueles que vivem sem qualquer referência à fé, como se fé e vida fossem dois compartimentos estanques".

"Alguns chegam mesmo a apresentar-se como juízes da fé, recusando conceder à fé da Igreja ao menos o benefício devido a afirmações pensadas, purificadas, encontradas por entre dúvidas e caminhos percorridos ao longo de dois mil anos. Afirmam a opinião pessoal, subjectiva, querendo impô-la a toda a igreja, não raras vezes para justificar as escolhas erradas que realizaram (ou foram levados a realizar) na sua vida", sustentou.

No seu entender, "hoje é pois tempo, mais do que nunca, de olharmos para a Virgem Imaculada e a ela nos confiarmos".

"Confiando nela, deixemos que nos receba sob o seu manto de luz, e que, na nossa palavra, pensamento, e vida, a sua profissão de fé seja cada vez mais a nossa", referiu.