País

Associação Intercultura-AFS Portugal abre 2ª fase de intercâmbios no estrangeiro

None

A Associação Intercultura-AFS Portugal -- uma Associação Juvenil de Voluntariado, sem fins lucrativos, que faz parte de uma rede internacional representada em 59 países -- anunciou a abertura da 2.ª fase de candidaturas para jovens do Ensino Secundário participarem num intercâmbio intercultural no estrangeiro, durante 3 meses ou um ano lectivo completo. O prazo termina a 19 de janeiro.

“Os candidatos devem ter entre 15 a 18 anos de idade, bom desempenho e motivação escolares, vontade de conhecer novas culturas e aprender com experiências diferentes. Os jovens vão viver com uma família de acolhimento voluntária, frequentar a escola secundária local e inserir-se na comunidade envolvente”, explica a Associação.

No presente ano lectivo, 68 estudantes portugueses encontram-se no estrangeiro a participar neste intercâmbio intercultural.

Segundo a Intercultura-AFS Portugal, o programa de intercâmbio AFS “tem como objectivo proporcionar uma experiência de aprendizagem intercultural que promove a diversidade como fonte de aprendizagem para todos (estudante, família, escola e comunidade de acolhimento)”.

Existem três programas de intercâmbio AFS: Programa Trimestral PEACE, Programa AFS Anual e Programa AFS Trimestral. A 2ª fase de selecção está a decorrer para os seguintes programas/destinos:

Programa Anual: Áustria, Argentina, Bélgica Flandres, Costa Rica, Eslováquia, Filipinas, Finlândia, França, Hong Kong, Hungria, Itália, Malásia, Polónia, República Checa, Rússia, Sérvia, Tailândia, Turquia e Estados Unidos da América.

Programa Trimestral Cidadania Europeia: Áustria, Bélgica Flandres, Bélgica Francófona, Dinamarca, Eslováquia, França, República Checa, Hungria, Itália e Rússia.

Programa Trimestral PEACE: Índia e Tailândia.

As candidaturas estão abertas e podem ser efectuadas no site da associação Intercultura-AFS.

De referir que a associação promotora da iniciativa está aberta a candidaturas para Bolsas AFS, que poderão cobrir entre 5% a 40% do valor da Taxa de Participação do Programa AFS anual. Para o ano lectivo 2020/2021, a Intercultura-AFS Portugal disponibiliza uma Bolsa de valor fixo para a Sérvia, no valor de 35%.