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Aeroportos portugueses estão fora dos 20 melhores de 2018

Segundo o estudo da Liga da Pontualidade da OAG - Guia Oficial das Companhias aéreas - os aeroportos portugueses não constam no TOP 20

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Um estudo da Liga da Pontualidade da OAG - Guia Oficial das Companhias Aéreas, publicado pela Skycop, revela quais as companhias aéreas e os aeroportos mais pontuais do mundo em 2018, e conclui que não há nenhum português.

De acordo com a Skycop, os resultados incidiram nos registos de 58 milhões de voos realizados ao longo do último ano, e para que seja considerada uma amostra válida, foram registados mais 80% dos voos pela OAG. Por definição, são considerados voos atrasados os que descolam e aterram 15 minutos depois do horário oficial e, por isso, um dos objectivos mais importantes para qualquer companhia aérea é o voo chegar dentro do horário previamente definido. Inseridos nestes dados, estão também os voos que foram cancelados.

O estudo separa as companhias aéreas em três categorias e os aeroportos em cinco - e em cada uma delas foram analisadas os vinte melhores classificados.

Independentemente das categorias, a Copa Airlines, da América Latina, conquista o primeiro lugar, já que 89,79% dos seus voos cumprem os horários estabelecidos. A airBaltic é a vice-campeã, com 89,17%, e a Vueling registou a maior queda, passando da 7.ª posição para a 63.ª posição.

Na categoria das ‘mega companhias aéreas’, o Grupo LATAM subiu de 8.º para o 1.º lugar com 85,60%. Contrariamente ao grupo brasileiro, as companhias aéreas europeias, a SAS e a Lufthansa, caíram vários lugares, nomeadamente 11.º e 18.º respectivamente. Ainda relativamente a companhias aéreas europeias, a British Airways garante a 10.ª posição com 75,78%, e a francesa Air France o 13.º lugar com 74,11% de voos realizados dentro do horário.

Na segunda categoria de companhias aéreas, foram analisadas 250 operadoras com mais de 30 mil voos programados. Os três primeiros lugares foram ocupados pela Copa Airlines, airBaltic e Hong Kong Airlines (88,11%), respectivamente.

Algumas companhias Low Cost bastante conhecidas não chegaram sequer ao Top 20, como é o exemplo da Ryanair. Das Low Cost europeias, apenas a Transavia (81,98%, 6.º lugar) e a Norwegian (74,57%, 18.º lugar) permanecem no top 20. A Azul domina o gráfico com 85,21%.

Analisando as operadoras europeias, a airBaltic assume a primeira posição, com a KLM logo abaixo, em segundo lugar (84,52%), seguida pela Ibéria (84,01%), que em 2017 não chegou ao top 10.

De acordo com o estudo, a TAP encontra-se fora do Top 20, pelo facto de a Companhia Aérea Portuguesa ter registado mais voos atrasados.

Aeroportos de Madrid e Amsterdão estão na liga dos grandes

Na categoria dos principais aeroportos com capacidade anual de 20 a 30 milhões de passageiros, o estudo da OAG mostra que a liderança foi alcançada pelo aeroporto Moscovo-Sheremetievo, onde os passageiros desfrutam de uma OTP (On Time Performance) de 87,00%. Na categoria de mega aeroportos, onde a capacidade atinge mais de 30 milhões de passageiros, o primeiro lugar fica no Japão, conquistado pelo aeroporto de Tokyo Haneda, com 85,62%.

Nesta lista dos grandes aeroportos, Madrid é a primeira cidade europeia, sendo a sexta na classificação mundial com uma OTP de 79,16% e Amsterdão garante a 8.ª posição com 77,73%.

Os dados significam que mesmo no melhor aeroporto europeu, é possível esperar que 1/5 dos seus voos cheguem atrasados ou sejam de alguma forma interrompidos.

Na categoria dos aeroportos médios, que movimentem entre 5 a 10 milhões de lugares, a Cidade do Panamá passou do 2.º lugar para o 1.º lugar com um OTP de 91,11%. Já o Aeroporto de Birmingham, que tinha o primeiro lugar entre os aeroportos médios do ano passado, saiu, este ano, do top 20.

No total, 14 dos 20 principais aeroportos médios são americanos, segundo as estatísticas. Por outro lado, enquanto Osaka liderou o ranking dos grandes aeroportos (10-20M), exibindo um OTP de 88,22%, o gráfico incluiu apenas três europeus: Atenas em 14.º lugar, Istambul Sabiha Gokcen em 18.º e Oslo em 20.º lugar.

Relativamente aos pequenos aeroportos, com 2.5 milhões a 5 milhões de lugares, que foram analisados tal como os restantes, foi a vez do aeroporto de Minsk brilhar na sua categoria com uma OTP de 92,35%. Três aeroportos brasileiros fizeram parte da lista. No entanto, os aeroportos europeus não tiveram muito sucesso, com o Paris Charleroi a cair do Top 5 para a 6.ª posição em 2017 – e este ano saiu do top 20 na classificação mundial de pequenos aeroportos.

Sobre a SKYCOP

A SKYCOP é uma empresa que defende os passageiros e seus direitos numa luta contra a má conduta das companhias aéreas em relação a reembolsos de voos. A plataforma online global da empresa, www.skycop.com, oferece a gestão simplificada de reclamações para voos atrasados, cancelados ou sobrelotados para passageiros em todo o mundo.

A SKYCOP e a sua equipa de profissionais com mais de 10 anos de experiência em negócios de aviação, direito e gestão de crédito estão empenhados em restaurar a justiça na relação companhia-passageiro e obter o que legitimamente pertence àqueles que são privados de seus direitos pessoais.