Artigos

Entre o que não deve ficar e o que não pode entrar

Não podemos ignorar os sinais. Nunca devemos virar a cara aos sinais.

Tantas vezes ao longo das nossas vidas, nos vemos em encruzilhadas e temos de escolher entre o “mal menor”. Geralmente a escolha implica uma mudança. Todos queremos mudar, mas mudar para melhor. Mas quando não é possível mudar para melhor, o dilema fica entre, o que se tem ou a possível mudança para pior. Na mudança nunca sabemos o que poderá acontecer e geralmente pensamos que pior nunca poderá ser.... A vida, infelizmente, já nos ensinou que afinal não é bem assim. Quando pensamos que era impossível, lá nos conseguem surpreender com algo que não conseguimos antever.

Pessimista?? Talvez? Se calhar porque sempre ignorei certos sinais e o positivismo sempre prevalecia. Pois... Não podemos ignorar os sinais. Nunca devemos virar a cara aos sinais.

A nível político na RAM, muitas vezes nos surpreendemos com o nosso eleitorado. Desengane-se quem pensa que “os campónios são burros e basta uma cantilena e tá feito”. Pois a maturidade e a consciência política são notórias e cada vez mais as pessoas olham mais para os candidatos e menos aos partidos. Estas eleições foram exemplo disso. A “onda rosa” pensava que eram “favas contadas”, pois perdeu em concelhos que é poder. Se é verdade que a máquina laranja esteve afinada e mobilizada, não menos verdade será afirmar que Cláudia Aguiar foi a verdadeira responsável por este resultado. Ninguém questiona a sua competência, ninguém questiona a sua honestidade e amadorismo é algo que já não pertence ao seu currículo. Este é o tipo de políticos de quem a população se orgulha de ter como representantes e é este tipo de pessoas cujas qualidades a população quer e exige: Competência e idoneidade.

Quando temos aspirantes a governantes apelidados de mentirosos fico preocupada. Quando dizem uma coisa, mas depois afinal já não é bem assim... fico preocupada. Serão estes os sinais que devemos estar atentos para não cairmos em “esparrelas”?

E sim, como eleitora também quero dar um sinal a que acha que tem competência para me governar. Pensem muito bem nos políticos que escolhem, porque isso será vital nas próximas eleições. Elaborem as listas com pessoas honestas. Tirem essa gente que está sempre associada a esquemas e negociatas. E delas, existem em todos os partidos aqui na RAM. Até alguns dos novos “salvadores”, estão “feridos de morte” pelas suas condutas pessoais que até metem policia (investiguem, não deixem que vos deitem areia para os olhos).

Cada partido, cada eleitor deverá fazer escolhas, entre o que não deve ficar e o que não pode entrar.

2. Ontem foi o Dia da Criança. Os dados são alarmantes relativamente aos crimes, contra elas cometidos em Portugal. Quando vão acordar? Estamos a “danificar” uma geração. Não me canso de GRITAR: Violência seja qual for, contra crianças, pessoas vulneráveis e violência domestica tem de ser punidas de forma exemplar.

Protejam as nossas crianças.