Mundo

Presidente do Parlamento Europeu pede “garantias” para britânicos e europeus

None

O presidente do Parlamento Europeu classificou hoje o chumbo da Câmara dos Comuns ao acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE) como uma “má notícia”, pedindo “garantias” sobre o futuro dos cidadãos britânicos e europeus.

“O resultado da votação do ‘Brexit’ é uma má notícia. O nosso primeiro pensamento está com os 3,6 milhões de cidadãos europeus que residem no Reino Unido e de britânicos que vivem na UE”, reagiu Antonio Tajani.

Através de uma publicação feita através da rede social Twitter, o responsável vincou que estes cidadãos “precisam de garantias sobre o seu futuro”.

E garantiu: “Nós [Parlamento Europeu] vamos sempre lutar por eles”.

A publicação foi feita minutos depois de o parlamento britânico ter rejeitado, em Londres, o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia negociado pelo Governo de Theresa May com Bruxelas, por 432 votos contra e apenas 202 a favor.

Previa-se que o Reino Unido deixasse a UE no final de março de 2019, dois anos após o lançamento oficial do processo de saída e quase três anos após o referendo, que viu 52% dos britânicos votarem a favor do ‘Brexit’.

Porém, com o chumbo de hoje, já esperado por políticos, imprensa e analistas, o processo fica com um futuro incerto.