Mundo

Pelo menos seis mortos e 30 feridos em forte explosão em empresa química na China

None

Pelo menos seis pessoas morreram e 30 ficaram gravemente feridas numa forte explosão que atingiu hoje uma empresa de produtos químicos no leste da China partindo os vidros em habitações próximas, anunciaram as autoridades locais.

A explosão ocorreu por volta das 14:50 (hora local, 06:50 em Lisboa) na empresa Tianjiayi Chemical, localizada no município de Yancheng, província de Jiangsu, de acordo com uma mensagem das autoridades municipais publicada na rede social Weibo.

Os bombeiros da província indicaram na sua conta no Weibo que haviam socorrido 12 feridos.

“Após a explosão, as autoridades de segurança pública, o corpo de bombeiros e médicos foram enviados ao local para operações de socorro”, referiu o município.

“Os moradores da área também se organizaram espontaneamente para levar os feridos ao hospital”, indicou a municipalidade.

Vídeos publicados na Internet por vários meios de comunicação chineses mostraram uma enorme bola de fogo com dezenas de metros de altura e uma espessa coluna de fumo a escapar de um local industrial.

A emissora de televisão estatal CCTV transmitiu imagens das habitações próximas ao local que tiveram os vidros das suas janelas pulverizadas pela explosão, que ocorreu a cerca de 260 quilómetros ao norte de Xangai.

O Centro Nacional de Sismologia da China registou às 14:48 hora local (06:48 em Lisboa) um sismo de magnitude 2,2 na escala de Richter no município.

A informação, divulgada pelo município de Yancheng em sua conta Weibo, parece ser um indicador da potência da explosão.