Mundo

Hezbollah libanês denuncia “agressão bárbara” de Israel na Faixa de Gaza

Foto REUTERS/Mohammed Salem
Foto REUTERS/Mohammed Salem

O movimento libanês Hezbollah denunciou este domingo uma “agressão bárbara” de Israel contra a Faixa de Gaza, quando se intensificam as hostilidades entre o Estado hebraico e grupos armados do enclave palestiniano.

No segundo dia de uma escalada militar que poderá degenerar num novo conflito, as Forças armadas israelitas prosseguiram ininterruptamente as suas vagas de ataques a Gaza, visando o Hamas e a Jihad islâmica, em resposta aos lança-foguetes disparados do enclave em direcção a Israel, mas com um pesado balanço entre a população civil.

“O Hezbollah condena firmemente a bárbara e contínua agressão sionista contra o nosso povo na Faixa de Gaza”, indica em comunicado o influente movimento xiita, que denuncia “o silêncio internacional e árabe”.

“O Hezbollah manifesta a sua total solidariedade e apoio à corajosa resistência palestiniana no seu confronto heróico com a criminosa máquina de guerra” de Israel, prossegue o texto.

As violências em Gaza estão a comprometer uma frágil trégua em vigor desde finais de março entre Israel e o Hamas e seus aliados, que desde 2008 estiveram envolvidos em três guerras.

Os disparos de lança-foguetes palestinianos e a resposta do Estado judaico provocaram desde sábado quatro mortos do lado israelita e 23 palestinianos.

O último grande confronto entre o Hezbollah e Israel remonta a 2006, quando 33 dias de guerra desencadeada em julho provocaram 1.200 mortos do lado libanês e 160 do lado israelita, sem neutralizar o movimento xiita, que foi atacado após o rapto de dois soldados israelitas na fronteira comum.

O Hezbollah, com um peso político decisivo no Líbano, nunca abandonou o seu arsenal militar após a guerra civil que devastou o Líbano entre 1975 e 1990.

Aliado do Irão, envolveu-se militarmente ao lado regime de Damasco no conflito que decorre na Síria desde 2011. Neste país em guerra, foi alvo por diversas vezes de ataques israelitas.