Mundo

G7 espera avançar medidas “concretas” sobre biodiversidade mesmo sem EUA

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Os ministros do ambiente dos países do G7, reunidos hoje em Metz, em França, esperam poder avançar para medidas “concretas” a favor da biodiversidade, mesmo que os Estados Unidos mantenham o seu desacordo sobre o clima.

Este encontro de dois dias, que também conta com representantes de outros países, surge na sequência da publicação, em Paris, de um relatório muito alarmante sobre o estado dos ecossistemas no mundo.

“Nós temos de sair deste G7 com ações concretas que vão para lá dos discursos”, exortou a secretária de Estado francesa Brune Poirson, na abertura do debate.

Além dos países do G7 - França, Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Japão, Reino Unido), estão presentes delegações do México, do Chile (que irá acolher o encontro COP25 sobre o clima no final deste ano), do Níger, do Gabão, o Egito, da Índia, da Indonésia, das ilhas Fidji, da Noruega e da União Europeia.

A França espera difundir na segunda-feira um comunicado final deste encontro do G7 sobre o ambiente, mesmo com as diferenças em relação à posição dos Estados Unidos sobre o clima.

“Já sabemos que os Estados Unidos vão divulgar a sua própria posição num comunicado à parte”, disse, por seu turno, o ministro francês da Transição Ecológica, François de Rugy.

Andrew Wheeler, da Agência americana de proteção do ambiente (EPA), lamentou, no encontro, que se esteja a dar, na sua opinião, “demasiada atenção a cenários catastróficos”, mas mostrou-se aberto a trabalhar para lutar contra a crescente poluição dos oceanos pelo plástico.

Os participantes querem tomar uma série de iniciativas contra a desflorestação, a poluição com plásticos, os sistemas de climatização, e financiamento a favor da proteção da biodiversidade.

Por outro lado, será divulgado em Paris, na segunda-feira, a versão final de um grande relatório sobre a situação mundial dos ecossistemas.

Segundo uma primeira versão deste relatório, um milhão de espécies estão em perigo em todo o mundo.