Mundo

Descobertas dez novas espécies de aves em ilhas remotas da Indonésia

Foto James Eaton/Birdtour Asia
Foto James Eaton/Birdtour Asia

Dez novas espécies e subespécies de aves canoras foram descobertas em pequenas ilhas da Indonésia, segundo um estudo divulgado ontem pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAC).

As novas espécies foram descobertas em três pequenas ilhas da zona leste da Indonésia, numa região chamada Wallacea, que inclui vários grupos de ilhas numa zona entre a Ásia e a Oceânia.

Há mais de um século que não eram identificadas de uma só vez tantas espécies como as agora descobertas, numa região muito pequena e limitada geograficamente.

A AAAC nota que os pássaros são dos grupos de animais mais bem conhecidos da Terra, mas que apesar de haver 11.000 espécies atualmente reconhecidas a estimativa é de que haja muitos milhares que permanecem desconhecidos.

Ainda assim, identificar novas espécies é relativamente raro. Segundo a informação agora divulgada, entre 1990 e 2019 apenas foram feitas 161 descrições de novas espécies em todo o mundo.

Mais raro ainda é descobrir-se várias novas espécies numa área geograficamente restrita, como agora aconteceu com cinco novas espécies e cinco novas subespécies de aves canoras em três ilhas na costa leste da região de Sulawesi, na Indonésia.

A expedição durou seis semanas e dirigiu-se às remotas ilhas de Taliabu, Peleng e Batudaka, escolhidas com base na sua complexidade geológica e escasso registo de exploração biológica.