Mundo

Caracas e outras regiões novamente afectadas por apagão

None

Grande parte da Venezuela, incluindo a capital, Caracas, está desde a tarde de hoje às escuras devido a uma nova falha no sistema eléctrico, sem que a eléctrica estatal, Corpoelec, tenha dado qualquer explicação.

Desde as 16:40 locais (mais cinco horas em Lisboa), pelo menos metade dos 24 estados federais da Venezuela foram afectados pelo apagão, comum em algumas regiões, enquanto em Caracas jornalistas da agência noticiosa Efe constataram que o serviço do Metropolitano foi suspenso, obrigando milhares de passageiros a prosseguir a pé.

Em 26 de abril, uma outra falha eléctrica mergulhou 12 dos 24 estados venezuelanos na escuridão, total ou parcial, com a imprensa local a noticiar interrupções no abastecimento de energia nos estados de Zúlia, Carabobo, Miranda, Arágua, Monágas, Falcón, Anzoátegui, Táchira, Sucre, Lara, Barinas e Mérida.

Na Venezuela são cada vez mais frequentes e prolongadas as falhas no fornecimento de electricidade: em 07 de março último, uma falha na barragem de El Guri deixou o país às escuras durante uma semana.

Em 25 de março, verificou-se um novo apagão, que afectou pelo menos 18 dos 24 estados, incluindo Caracas, que estiveram às escuras, total ou parcialmente, pelo menos durante 72 horas.

Quatro dias depois, pelo menos 21 estados ficaram sem electricidade durante 24 horas.

Em 01 de abril, a Venezuela activou um programa de racionamento de electricidade que, segundo o ministro de Energia Eléctrica, Igor Gavidia, poderia “prolongar-se por um ano”.

Como parte do racionamento, algumas regiões têm apenas 12 horas de electricidade ao dia.

Devido aos apagões, as actividades laborais diárias realizam-se em horário reduzido, até às 14:00 (hora local), e as educativas até às 12:00.