Madeira

Rubina Berardo questiona Ministro da Agricultura sobre apoio comunitário à Madeira

None

A deputada madeirense à Assembleia da República, Rubina Berardo, questionou o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, sobre apoio comunitário à agricultura na Madeira no seguimento das negociações da Política Agrícola Comum (PAC) pós 2020.

“No âmbito das negociações da PAC pós 2020 qual a estratégia adoptada pelo Governo português para a manutenção do nível de apoio para as Regiões Ultraperiféricas?”, interrogou a social-democrata, indagando ainda qual o “grau de compromisso” do Governo Português para com os Governos das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores no âmbito das negociações PAC 2021-2027?

Rubina Berardo recorda que a proposta inicial de orçamento da PAC pós 2020 apresentada pela Comissão Europeia prevê um corte de 3,9 por cento no POSEI, valor que os Governos Regionais já consideraram ser “inaceitável e injusto”, tendo apelado a “esforços nacionais”, perante o impasse nas negociações e sem uma solução definitiva.

“Na visita da Comissão da Agricultura e Mar à Madeira ficou patente aos restantes deputados nacionais a especificidade da agricultura madeirense e o papel crucial que a UE desempenha neste sector. Nesse sentido, o PSD pretende um compromisso claro do governo da república com as suas regiões ultraperiféricas nesta fase de negociações para o próximo quadro financeiro e por isso exigimos uma resposta urgente do governo da república”, realçou Rubina.

Em suma, “é essencial manter o apoio comunitário à agricultura na Madeira, seja pelo desenvolvimento económico da nossa Região, seja devido ao papel da agricultura na preservação da paisagem e para a manutenção da identidade cultural regional”, concluiu a deputada do PSD.