Madeira

PS requer audição parlamentar com a Secretaria sobre ensino privado na Região

None

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista veio, hoje. a público manifestar a sua preocupação “com mais um problema grave que afectou instituição privada ligada à educação”.

O PS alega “ter conhecimento de que um núcleo infantil, que recebe crianças entre os 3 meses e os 4 anos, acolhia cerca de 18 crianças, encerrou, após uma denúncia” e diz que já pediu uma audição parlamentar ao secretário de Educação, Ciência e Tecnologia para pedir esclarecimentos “sobre estas situações e sobre os problemas que afectam o ensino privado na Região”.

Sobre o caso acima mencionado, adianta que a Autoridade Regional de Actividades Económicas (ARAE) terá dado ordem para encerrar o ‘Núcleo Infantil Caixinha de Cores’, no Caniço, “devido a graves irregularidades encontradas, no âmbito do desrespeito pelo licenciamento, segurança e higiene”.

“Naturalmente que o PS saúda a intervenção e a decisão da ARAE pelo encerramento da instituição pelas razões referidas, porque a segurança das crianças está em primeiro lugar”, não obstante, realça que esta situação deixou os pais numa “posição complicada”, sem saber onde colocar os seus filhos nesta altura do ano, “tendo em conta que as vagas das outras creches e infantários estão completas”.

Face ao exposto os socialistas exigem que “a Secretaria encontre soluções para estas crianças e que assuma as suas responsabilidades”.

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista compromete-se, assim, a apurar esclarecimentos junto da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia sobre este caso e todos os outros. “Queremos saber, mais concretamente, se há instabilidade no ensino privado”, reforça o deputado Rui Caetano.

“As escolas e os colégios do ensino particular e cooperativo assumiram e continuam a assumir um papel importante na Região em termos da oferta educativa. Contudo, não podemos deixar que esta oferta educativa do ensino privado venha a cair numa situação de instabilidade e descontrolo, prejudicando os alunos e todos os trabalhadores dessas instituições”, conclui.