Madeira

Pedro Ramos apresenta Programa FOCUS

None

O Secretário Regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, preside esta sexta-feira, 22 de Novembro, às 10h30, à cerimónia da apresentação do Programa FOCUS, na Sala de Conferências da Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil.

O SESARAM – Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira – é a primeira organização pública portuguesa seleccionada para desenvolver o Programa FOCUS, uma iniciativa que visa eliminar a transmissão do VIH e hepatites virais.

É um programa de saúde pública que tem sido desenvolvido nos Estados Unidos desde 2010, através do qual mais de nove milhões de exames de sangue já foram realizados para o VIH, hepatite B e hepatite C. A sua implementação foi possível graças ao acordo de colaboração entre a Secretaria Regional de Saúde da Protecção Civil e a Gilead Sciences, promotora da iniciativa nos EUA e que financia o projecto em Portugal.

A implementação do Programa FOCUS no SESARAM permitirá diminuir o tempo entre o rastreio, o diagnóstico e o tratamento, respondendo a diversas recomendações internacionais e rumo aos objectivos da Organização Mundial de Saúde.