Madeira

Paulo Cafôfo defende a importância de dar voz à igualdade de oportunidades as pessoas com deficiência

Foto André Gonçalves
Foto André Gonçalves

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, presidiu, ao início da tarde, à sessão de encerramento das ‘VII Jornadas da APD Madeira’. A delegação da Associação Portuguesa de Deficientes na Madeira tem como objectivo a promoção e defesa dos interesses gerais, individuais e colectivos das pessoas com deficiência em Portugal e Paulo Cafôfo salientou, na ocasião, a importância de dar voz à igualdade de oportunidades, recusando qualquer tipo de discriminação.

“Ao longo dos últimos anos, tem sido possível testemunhar, no Funchal, diversas mudanças para melhor em termos acessibilidade, com especial incidência nos espaços e edifícios públicos, ainda que o caminho que temos a percorrer juntos seja longo, na defesa dos interesses das pessoas com deficiência. É, por isso, fundamental continuar a reunir e a debater, falando dos bons exemplos, mas ouvindo igualmente as necessidades, as barreiras e os desafios que se continuam a colocar a esta população.”

O Presidente recordou que a Câmara do Funchal tem mantido uma postura activa e alerta para as necessidades dos cidadãos com deficiência, por exemplo na adaptação das calçadas, na disponibilização de trepadores para subir ao palco e ao Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias, na definição de lugares para cadeiras de rodas, espaços para invisuais e acompanhantes, casas de banho adaptadas e na instalação nos Museus Municipais de novos sistemas de áudio e videoguias.

“Estamos gradualmente a transformar a cidade do Funchal numa cidade para todos, onde a igualdade de acesso é imperativa. Isso mesmo foi-nos reconhecido pela Comissão Europeia, com uma Menção Honrosa no âmbito do Prémio Cidade Mais Acessível 2017, e é esta a mensagem que queremos passar, partindo daqui para uma definitiva mudança de consciências.”