Madeira

‘Passo-a-Passo’ reforça respostas sociais em Câmara de Lobos

None

O Município de Câmara de Lobos assinou, esta quarta-feira (24 de Julho), um protocolo de colaboração com as secretarias regionais da Saúde, Inclusão Social e Educação, tendo em vista a formalização de uma rede parceira para a execução do projecto ‘Passo-a-Passo’, uma iniciativa promovida pela autarquia que visa apoiar, de forma individual e personalizada, crianças e jovens com necessidades educativas especiais para promover competências para o desenvolvimento pessoal, social e educacional.

Os protocolos de parceria foram assinados hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo contado com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal, Sónia Pereira, e dos secretários regionais Rita Andrade (Inclusão Social) e Pedro Ramos (Saúde).

‘Passo-a-Passo’ é um projecto da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, cofinanciado pelo PRODERAM, que visa disponibilizar à população infantojuvenil do concelho, um conjunto de serviços e apoios nas áreas da terapia da fala, da psicologia, da psicomotricidade e serviço social, tendo em vista o desenvolvimento global e integração educativa de crianças e jovens que frequentam o ensino básico que sinalizadas com necessidades educativas especiais.

O projecto, que terá a duração de dois anos, já está em fase de implementação, sendo que as famílias de crianças e jovens do concelho, que apresentem necessidades educativas especiais, poderão proceder à inscrição para aceder aos apoios sociais que serão disponibilizados pela autarquia a partir do próximo ano lectivo.

Na cerimónia de assinatura dos protocolos de cooperação a vice-presidente da Câmara Municipal, Sónia Pereira, referenciou que este projecto é “pioneiro na RAM”. “É um projecto que pretende promover a coesão e a integração plena dos cidadãos, em especial caso dos grupos populacionais que apresentam necessidades educativas especiais. Para concretizar o projecto, foram estabelecidas parcerias com os serviços de segurança social, educação e SESARAM, tendo sido sinalizadas cerca de 50 crianças, de todo o concelho, que frequentam o primeiro ciclo, a quem passarão a ser disponibilizados serviços de apoio pedagógico e socioeducativos, complementares às respostas já disponibilizadas pelo sistema de ensino”.

Por seu turno Pedro Ramos, ressalvou o papel desempenhado pela Câmara na criação de serviços e respostas sociais de proximidade para a população. “Este projecto evidencia aquela que deve ser a articulação que deve existir entre o Poder Local e o Governo Regional em prol do bem comum. É essencial se poder encontrar um ambiente favorável ao estabelecimento de parcerias desta natureza que contribuam para uma maior coesão e melhoria das respostas sociais às populações», salientou o governante.

O projecto ‘Passo-a-Passo’ abrange a prestação de serviços psico-educativos nas áreas da terapia da fala, da psicologia e do serviço social às crianças e jovens de todas as freguesias do concelho, estando programada a realização de atendimento descentralizado em todas as freguesias.

A equipa do projecto ‘Passo-a-Passo’ irá deslocar-se às cinco freguesias que compõem o concelho, nomeadamente, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos (sede), na Casa do Povo da Quinta Grande e do Jardim da Serra, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos e na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos – Pólo do Curral das Freiras.

De referir ainda operacionalização deste projecto conta com o apoio de diversos serviços do Governo Regional da Madeira, nomeadamente da Segurança Social, da Educação e do SESARAM.