Madeira

Muitas nuvens e possibilidade de chuva

No continente a possibilidade de neve, o vento e a agitação marítima levaram o IPMA a emitir avisos

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Não dispense ainda o guarda-chuva pois para hoje estão previstos períodos de céu muito nublado e de chuva fraca, em especial nas vertentes Norte e terras altas, antecipando ainda o Instituto Português do Mar e da Atmosfera um dia de vento moderado (20 a 35 km/h) do quadrante Oeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas e uma pequena subida da temperatura máxima. No Funchal, conte também com um dia de períodos de céu muito nublado mas de vento fraco, inferior a 15 km/h. A temperatura máxima chega aos 22ºC, a mínima será de 15ºC, sendo de 15ºC igualmente no Porto Santo, onde os termómetros não vão registar valores acima dos 20ºC.

Em Câmara de Lobos e na Ponta do Sol a máxima será também de 22ºC, a mínima de 16ºC. No Caniça, em Machico e em Santa Cruz serão de 14ºC-20ºC; 13ºC-21ºC e 15ºC-21ºC. Na Ponta do Pargo e em Santana conte com 13ºC de mínima e 19ºC de máxima; no Porto Moniz os valores de referência para esta quarta-feira são 15ºC-19ºC. São Vicente terá mínima de 12ºC e máxima de 21ºC.

No mar, a Norte conte com ondas de Noroeste com 2 a 3 metros; e a Sul com ondas de Sudoeste com 1 a 1,5 metros. A temperatura está entre os 18ºC e os 19ºC,

No continente, sete distritos estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte e queda de neve. Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Viseu e Guarda estão desde as 6 horas de hoje e até às 18h de amanhã sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte. Estes sete distritos estão também sob aviso amarelo por causa da queda de neve entre as 3h35 de hoje e as 6h de sexta-feira.

O IPMA colocou também os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte entre as 6h de hoje e as 18h de amanhã.

Sob aviso amarelo estão ainda os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal por causa da agitação marítima. Segundo o IPMA, o aviso amarelo para agitação marítima vai estar em vigor entre as 3h de quinta-feira e as 15h de sexta-feira.

O IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros e possibilidade de ocorrência de trovoada durante a tarde, em especial no interior.

Está também prevista queda de neve acima de 1000/1200 metros nas regiões Norte e Centro, subindo temporariamente a cota para 1400/1600 metros entre o meio da manhã e o final da tarde e pequena subida da temperatura, em especial da máxima.

A previsão aponta ainda para vento moderado predominando de Sudoeste, soprando moderado a forte no litoral, com rajadas até 75 quilómetros por hora, e sendo forte com rajadas até 100 quilómetros por hora nas terras altas.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 2 graus Celsius (em Bragança) e os 11 (em Lisboa e em Faro) e as máximas entre os 11 (na Guarda) e os 19 (em Santarém).