Madeira

Liga dos bombeiros enaltece socorro prestado às vítimas

Foto Rui Silva/ASPRESS
Foto Rui Silva/ASPRESS

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) manifestou-se hoje solidária com a Madeira e enalteceu o trabalho dos que prestaram socorro às vítimas do acidente com um autocarro, na quarta-feira em Santa Cruz, e que provocou 29 mortos.

Em comunicado, a LBP refere que acompanha a dor e apresenta sentidas condolências aos familiares e amigos das vítimas do trágico acidente ocorrido na Madeira, provocado pelo despiste de um autocarro de passageiros e manifesta-se solidária com “o povo hospitaleiro da Madeira duramente atingido por esta dramática ocorrência”.

A LBP sublinha “as condições particularmente difíceis, incluindo de risco pessoal”, em que foi prestado o socorro às vítimas pelos vários operacionais de socorro, nomeadamente bombeiros, dado o relevo acentuado do terreno, a situação em que se encontrava o autocarro sinistrado e as dificuldades vividas no desencarceramento e evacuação dos feridos e na remoção dos cadáveres.

Além dos bombeiros, a LBP saúda também todos os operacionais e o Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, envolvidos na prestação de socorro às vítimas do acidente e “enaltece a prontidão, a competência e a eficácia demonstradas por todos esses operacionais na tentativa de minorar as consequências trágicas do acidente”.

Pelo menos 29 pessoas morreram no acidente com um autocarro que transportava turistas alemães em Santa Cruz, na Madeira.

Uma das vítimas morreu no hospital central do Funchal, onde deram entrada 28 feridos, dois dos quais portugueses.

As vítimas mortais são 11 homens e 18 mulheres.