Madeira

José Manuel Rodrigues diz que ‘madeirenses regressados’ têm os mesmos direitos

Presidente da ALM recebe embaixadores latinos na primeira visita à Madeira. FOTO Amílcar Figueira
Presidente da ALM recebe embaixadores latinos na primeira visita à Madeira. FOTO Amílcar Figueira

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), José Manuel Rodrigues, recebeu, ao início desta tarde de 13 de Novembro, os embaixadores latino-americanos, que se encontram de visita oficial à Madeira a convite do Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL).

Na ocasião, o Presidente da ALM agradeceu a presença dos representantes diplomáticos no parlamento madeirense e salientou que “a deslocação acontece num momento histórico, num ano em que a Madeira comemora os 600 anos dos descobrimentos”.

José Manuel Rodrigues começou por lembrar que muitos dos países latino americanos acolheram no passado milhares de madeirenses e “nós devemos estar agradecidos a esses países como o Brasil, a Venezuela e o Panamá que acolheram os nossos emigrantes e lhes deram emprego”.

O Presidente da ALM disse ainda que “às vezes há uma certa xenofobia quando se fala do regresso dos lusodescendentes ou dos venezuelanos à Madeira” e, por isso, lembrou que “esses madeirenses que regressam têm os mesmos direitos que os madeirenses que ficaram nas ilhas”. “Temos que acolhê-los bem e integrá-los bem”, vincou

A Embaixadora do Uruguai, Brigida Scaffo agradeceu a hospitalidade e destacou a surpresa dos diplomatas perante a beleza do arquipélago. “Foi uma grande oportunidade para junto dos empresários e das autoridades promover os nossos países e fomentar as relações culturais e económicas, porque temos muitas coisas em comum”, salientou a Embaixadora.

Já o presidente do IPDAL, Paulo Neves referiu na ocasião que vir à Madeira é “conhecer uma parte importante do nosso país” e uma forma também dos Embaixadores “cumprimentarem todos os madeirenses e portosantenses”.