Turismo Madeira

Iluminações de Natal não acenderam na última noite deixando Funchal sem passeios turísticos

A antecipação do fim das luzes enfureceu dezenas de madeirenses e turistas que ficaram apeados

Ao contrário do que constava do programa oficial do Governo regional, as luzes de Natal não acenderam esta noite.
Ao contrário do que constava do programa oficial do Governo regional, as luzes de Natal não acenderam esta noite.

As iluminações de Natal que ornamentam a baixa da cidade do Funchal não acenderam na noite desta segunda-feira, conforme estava previsto no programa oficial das festividades, defraudando as expectativas de muitos madeirenses, sobretudo os que deixaram para o último dia o passeio nocturno de autocarro no circuito especial ‘Funchal a Brilhar’.

De acordo com o cartaz oficial do programa de festas de Natal e de Fim-de-ano, da responsabilidade do Governo Regional, através da Secretaria do Turismo e Cultura, as iluminações que tiveram início a 1 de Dezembro, deveriam prolongar-se até hoje, 6 de Janeiro de 2020, último dia previsto também para os passeios nocturnos de autocarro, promovidos pela companhia ‘Horários do Funchal’ e que foram divulgados publicamente.

Contudo, por motivos que se desconhecem, as iluminações de Natal não acenderam na noite desta segunda-feira, para desalento de dezenas de pessoas que aguardavam nas paragens de autocarro do Funchal. Depressa perceberam que além de não haver autocarro para o itinerário nocturno também o prometido ‘Funchal a Brilhar’ seria feito numa cidade às escuras.

Segundo reportou ao DIÁRIO o familiar de um dos queixosos, nenhum dos quatro autocarros com vista panorâmica, que desde 1 de Dezembro de 2019 percorreram diariamente as principais ruas da baixa da cidade, compareceu à hora prevista para efectuar o serviço, deixando apeadas dezenas de pessoas, entre madeirenses e turistas que aguardavam uma última oportunidade para ver a luzes.

Os utentes lamentam o facto de nenhum responsável pela empresa pública de transportes ter adiantado em tempo útil qualquer explicação para o cancelamento da viagem. A iniciativa ‘Funchal a Brilhar’ tem cariz solidário, revertendo 1 euros por cada bilhete comprado para a ‘Operação Nariz Vermelho’.

A ‘Aldeia de Natal’, instalada da Praça do Município pela Câmara do Funchal é um dos poucos locais da baixa da cidade onde se mantêm as iluminações de Natal com cor e luz.

Recorde-se que o tema ‘Natal Madeirense’ deu o mote aos motivos desenhados há um ano e que visaram também prestar “homenagem aos 600 anos do descobrimento da Madeira e do Porto Santo”, contando para o efeito com 1.194.224 de lâmpadas.

Os concursos públicos para as iluminações natalícias foram realizados por dois anos, designando-se ‘Festas de Natal e de Fim do Ano 2018 e 2019’, num valor total de 2,3 milhões de euros, mas que engloba ainda as festas de Carnaval.