Madeira

Governo Regional quer viabilizar voto dos emigrantes nas Eleições Legislativas Regionais

None

O Governo Regional pretende avançar, durante o presente mandato, com uma proposta de alteração à Lei Eleitoral da Região Autónoma da Madeira, por forma a possibilitar o voto dos emigrantes para as Eleições Legislativas Regionais.

Augusta Aguiar, secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, anunciou a intenção durante a conferência ‘Contributos dos que regressam à Região Autónoma da Madeira’, que decorreu esta tarde na Biblioteca Municipal da Ribeira Brava.

De acordo com a governante, o direito ao voto nessas eleições “é uma aspiração tão antiga, quanto legítima, dos nossos emigrantes espalhados pelo mundo, madeirenses de pleno direito, que desejam participar ativamente na vida política da terra que os viu nascer”.

A governante recordou ainda que “a Região sempre acolheu de braços abertos os seus migrantes, e continua a apresentar um saldo migratório positivo. São mais os que regressam ou querem fixar residência na nossa Região, do que aqueles que saem”.

Augusta Aguiar aproveitou a ocasião para tecer elogios ao evento promovido pela Associação Diáspora no Mundo, nesta que é a primeira conferência realizada por esta Associação.

“Eventos como este vão ao encontro dos objectivos estratégicos do Governo Regional nesta matéria, que incluem o reforço do processo de integração na Região, desenvolvendo iniciativas com vista à formação pessoal e social, escolar, profissional, cívica e cultural, bem como a valorização da nossa diversidade cultural, garantindo o necessário diálogo intercultural”, concluiu.