Madeira

Funchal recebe segunda reunião de projecto de promoção do emprego verde

FOTO Shutterstock
FOTO Shutterstock

A AREAM – Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira organiza, nos próximos dias 14 e 15 de Maio, a segunda reunião do projecto YENESIS ‘Rede de Emprego Jovem para a Sustentabilidade Energética em Ilhas’, no Sé Boutique Hotel, no Funchal.

Este projecto co-financiado pelo EEA and Norway Grants Fund for Youth Employment decorre entre 2018 e 2022, envolve 10 parceiros de 8 países (Noruega, Espanha, Chipre, Grécia, Estónia, Itália, Croácia e Portugal) e tem como público-alvo os jovens com idades entre os 25 e os 29 anos que não estudam, não trabalham e não frequentam formação profissional (NEETs).

O objectivo é combater o desemprego jovem através da promoção do emprego verde, nas áreas da eficiência energética, energias renováveis, turismo sustentável, mobilidade sustentável e inovação empresarial.

No âmbito das actividades do projecto, está prevista a elaboração de material de formação com base no levantamento das tendências de mercado na área dos empregos verdes e das competências necessárias ao seu desempenho.

As regiões parceiras irão seleccionar 12 NEETs para participar em acções de formação, estar em contacto com boas práticas de empregos verdes na Noruega, participar numa experiência laboral de um mês num dos países parceiros do projecto, e de seis meses na Região, em articulação com entidades públicas e empresas regionais.

O material de formação será disponibilizado online e divulgado no ciclo de ensino secundário, com o objectivo de evitar que os jovens venham a ser NEETS, satisfazendo necessidades futuras de empregos verdes.

Está também prevista a sensibilização dos actores locais para promoverem iniciativas semelhantes tendo em vista combater o desemprego jovem, através do desenvolvimento de competências para os empregos verdes emergentes no âmbito da economia de baixo carbono.

Está previsto um período de 20 minutos com acesso à comunicação social no dia 14 de maio, entre as 8:45h e as 9:05h, decorrendo a reunião à porta fechada após esse período.