Madeira

Dia Mundial do Tai Chi e Qi Gong assinalado sábado no Solar do Ribeirinho

None Ver Galeria

O Solar do Ribeirinho, em Machico, acolhe este sábado, dia 27 de Abril, a partir das 10 horas, as celebrações do Dia Mundial do Tai Chi e Qi Gong, a cargo de Urbano Terapias, o Grupo de artistas marciais ‘A Dança do Dragão’, a Associação de Trail do Porto da Cruz e a treinadora Anabela Costa, promotores deste evento,

A ideia é realizar uma aula livre de Taiji Quan (Taichi Chuan) e Qi Gong (Chi-Kung) para todos os interessados, altura em que será feita uma demostração de Wu-Shu (Kung-fu).

A abertura do evento estará a cargo do treinador do Grupo da Associação do Porto da Cruz, João Nelson Gonçalves, terapeuta e cinturão negro 3.º Dan, que orientará o aquecimento para a sessão de Qi Gong das Oito Peças do Brocado. Depois terá lugar uma demonstração participativa de Taichi, seguida de uma demonstração de Wu-Shu (Kung-fu).

A Segunda parte será orientada pela treinadora Anabela Infante Costa, com uma prática de Qigong, do sistema Daoyin Yangsheng Gong, constituída por uma série de movimentos realizados de uma forma lenta e regular, com alongamentos e exercícios de relaxamento mental, de educação e controlo respiratório, e auto-massagem.

Uma práticaque, segundo a organização, é feita habitualmente em aulas regulares com vista à regulação dos órgãos, à prevenção e tratamento de doenças crónicas e à obtenção de mais saúde, longevidade e consequente melhoria da qualidade de vida.

O encerramento estará a cargo do Instrutor Urbano que divulgará o Luohan Qi Gong com os 10 estiramentos de Buda, uma prática que oferece diversos benefícios e promove a manutenção e melhoria da condição física no desenvolvimento da harmonia das emoções, proporcionando um equilíbrio físico e mental.

O evento realiza-se pela primeira vez na Cidade de Machico e conta com o apoio da Câmara Municipal de Machico que disponibilizou o espaço e o transporte, a partir das 9h30 em alguns locais previstos no Concelho.

Para mais informação poderá contactar os números 963333730 ou 939734394.

Os eventos que comemoram o Dia Mundial do Tai Chi e Qi Gong participaram no projecto ‘Movimento para a Saúde’, promovido pela Organização Mundial da Saúde das Nações Unidas.