Madeira

CMF e ACIF atribuíram 1.750 euros às melhores ‘montras’ de Natal

None Ver Galeria

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, e o presidente da ACIF, Jorge Veiga França, apresentaram, nesta manhã de sexta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os prémios da 6.ª edição do ‘Concurso de Vitrinismo’, promovido no âmbito das Festas de Natal, e inserida no Programa de Revitalização do Comércio e Serviços do Funchal.

Paulo Cafôfo começou por dirigir-se à ACIF como “um importante parceiro da Câmara, mas mais que da Câmara, da cidade do Funchal”, destacando que são nestas ocasiões que “todos devemos mobilizar-nos em conjunto, sejam os Municípios, o Governo, as associações representativas dos empresários, sindicatos e os próprios empresários. Porque mais que concorrência, nós sentimos necessidade de cooperar para o mesmo fim.”

No total foram concorrentes 38 lojas, notando-se um aumento de 10 participantes em relação à edição anterior. Nesta edição natalícia foram introduzidas algumas novidades, estando 40% da votação atribuída ao público, implicando ainda a própria identificação das lojas concorrentes. Na próxima edição, dedicada à Festa da Flor, a Autarquia prevê o alargamento da iniciativa a todo o Município pois, até hoje, o foco incidiu no Centro Histórico.

Paulo Cafôfo acrescentou que “encaramos, actualmente, mais desafios ao nível do comércio, pois temos grandes superfícies comerciais e outras lógicas de vendas e marketing, pelo que o segredo passa por nos sabermos adaptar, mas sem perder a nossa identidade, pois existem no Funchal produtos e lojas únicas e muito características.”

“A Revitalização do Comércio tem sido uma preocupação, temos mantido uma postura pro-activa na implementação de medidas importantes como esta, como em termos de eventos, que são fundamentais para a mobilização de pessoas à cidade, dinamizando-a e revitalizando-a. Além das formações que temos disponibilizado, temos agido no sentido de proteger as lojas históricas da cidade do Funchal, e procurar outros espaços fechados que possam abrir”, concluiu o Autarca.

Os grandes premiados desta edição foram: a Catita Kids, em primeiro lugar, com um prémio no valor de 1.000 euros, a Sous, em segundo lugar, com um prémio de 500 euros e a Singular, em terceiro lugar, com um prémio de 250 euros. As menções honrosas foram, por sua vez, atribuídas à Giggles Baby & Up, Ergovisão e Sofy’s.