Desporto

Sporting de Braga vence em Penafiel e lidera grupo A

None

O Sporting de Braga venceu hoje em casa do Penafiel, da II Liga, por 3-1, e assumiu a liderança do grupo A da Taça da Liga de futebol, em jogo da segunda jornada.

Os bracarenses foram sempre melhores, mais perigosos e agressivos, e ajudou terem chegado à vantagem logo aos dois minutos, por Rui Fonte, com Pablo, aos 18, a fazer o segundo, nos dois casos tirando partido de alguma apatia defensiva dos penafidelenses.

Ricardo Horta, aos 67 minutos, marcou o terceiro dos minhotos, antes de Alan Schons, aos 72, reduzir para o Penafiel, fixando o resultado final.

A vantagem da formação minhota só não foi mais desnivelada devido a um punhado de grandes defesas até ao intervalo de Luís Ribeiro, hoje chamado a defender a baliza do Penafiel, num setor defensivo que contou com Capela adaptado a defesa direito.

A estratégia das duas equipas ficou condicionada pelo golo madrugador de Rui Fonte, logo no primeiro ataque dos bracarenses, aproveitando a apatia dos defesas locais, incapazes de tirar a bola da sua área, num lance iniciado e, depois, concluído à direita.

O Braga conseguiu desbloquear o jogo aos dois minutos, mas a equipa nunca dormiu à sombra desta vantagem, mantendo sempre, de forma mais evidente no primeiro tempo, uma intensidade, agressividade e rapidez, com e sem bola, acima do seu opositor, o que, aliado à sua melhor qualidade, concorreu para uma clara superioridade e inúmeras oportunidades de golo.

Valeu ao Penafiel o guarda-redes Luís Ribeiro, apenas impotente para impedir o segundo golo bracarense, por Pablo, aos 17 minutos, em mais um lance de apatia da defensiva rubro-negra, ao permitir que a bola circulasse na sua área, falhando na marcação ao defesa dos minhotos.

Os locais até mostravam qualidade no ataque, mas os restantes setores, exceção feita a Luís Ribeiro, não acompanhavam, dificultando uma estratégia que levou um novo rombo aos 67 minutos, quando Ricardo Horta anotou o terceiro golo do Braga, num lance de contra-ataque que envolveu ainda Rui Fonte e Galeno, a partir de uma perda de bola a meio campo de Alan Schons.

O médio brasileiro do Penafiel, que tinha entrado pouco tempo antes, redimiu-se aos 72 minutos, ao marcar o tento de honra da formação da II Liga, após um canto em que a defesa bracarense facilitou nas marcações.

Com este triunfo, o Braga lidera o Grupo A, com três pontos, seguido por Marítimo e Paços de Ferreira, ambos com um, com o Penafiel em quarto, ainda sem pontuar.

Jogo disputado no Estádio 25 de Abril, em Penafiel.

Penafiel - Sporting de Braga, 1-3.

Ao intervalo: 0-2.

Marcadores:

0-1, Rui Fonte, 02 minutos.

0-2, Pablo, 18.

0-3, Ricardo Horta, 67.

1-3, Alan Schons, 72.

Equipas:

- Penafiel: Luís Ribeiro, Capela, Felipe Macedo, João Paulo, Inácio, Rafa Sousa (Alan Schons, 63), Romeu Ribeiro, Ludovic, Gleison (Ronaldo Tavares, 69) Yuri Araújo (Alfredo, 89) e Pires.

(Suplentes: Leo, Paulo Henrique, Leandro, Alan Schons, Márcio, Alfredo e Ronaldo Tavares).

Treinador: Miguel Leal.

- Sporting de Braga: Matheus, Ricardo Esgaio, Bruno Viana, Pablo, Caju, Palhinha, Fransérgio (Xadas, 75), João Novais (Agbo, 75), Galeno (Murilo, 85), Rui Fonte e Ricardo Horta.

(Suplentes: Eduardo, Diogo Viana, Claudemir, Xadas, Agbo, Murilo e Paulinho).

Treinador: Sá Pinto.

Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro).

Ação disciplinar: cartão amarelo para João Paulo (43), Inácio (65) e Felipe Macedo (77).

Assistência: cerca de 1.500 espetadores.