5 Sentidos

‘Música nos Museus’ leva 14 concertos aos museus municipais

None

A 3.ª temporada do projecto ‘Música nos Museus’ prevê, para 2020, 14 concertos nos museus municipais.

“Esta foi uma aposta ganha e é uma oferta cultural complementar de maneira a que quem o assiste possa também participar através dos concertos comentados que nos transportam para a criação artística. Têm o intuito de aliar estes dois espaços, com todo o seu espólio museológico, à musicalidade, aos artistas, e no fundo, permitir que se ofereça à população uma experiência impar àquela que é a normal num concerto, disse o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, na apresentação da iniciativa, no Museu ‘A Cidade do Açúcar’.

O projecto, nas duas edições anteriores, contou com 1500 espectadores nos 26 concertos de 70 artistas diferentes. Em 2020 estão previstos 14 concertos com artistas locais, à semelhança nos anos anteriores, com um concerto intimista por mês, alternadamente em ambos os museus, normalmente na última sexta-feira de cada mês, pelas 19 horas. Terão ainda lugar, dois concertos à segunda-feira, um por ocasião do Dia Internacional dos Museus, a 18 de Maio, e outro no Dia Internacional do Turismo, a 28 de Setembro. A entrada é grátis, embora seja necessário o levantamento de bilhete, estando lotada a 50 pessoas.

Norberto Lobo fará a abertura da edição 2020 do ‘Música nos Museus’, no dia 31 de Janeiro, no Museu Henrique e Francisco Franco (MHFF), seguindo-se na programação prevista a actuação de Mariana Camacho, no dia 28 de Fevereiro, no Museu ‘A Cidade do Açúcar’. No dia 27 de Março, o MHFF recebe a Orquestra de Ponteado, ao passo que, a 24 de Abril, a Associação Cultural ComCordas actua no Museu ‘A Cidade do Açúcar’. O Museu Francisco Franco recebe, no Dia Internacional dos Museus, a 18 de Maio, o Ensemble Orchestra Quartet, ao passo que o Triola - Quarteto de Cordas de Pedro Marques, encerra o primeiro semestre no Museu do Açúcar, no dia 26 de Junho.

A 31 de Julho, o MHFF acolhe a Madeira Jazz Collective e, a 28 de Agosto, o Quarteto Moritz actua no Museu ‘A Cidade do Açúcar’. Sara Freitas Faria, Márcio Faria, Pedro Temtem e Mikolaj Lewkowicz juntam-se, no Museu Francisco Franco, no dia 25 de setembro, e este será o único mês do ano com duplo concerto: a 28 de Setembro, por ocasião do Dia Internacional dos Museus, Alisa Godova será a surpresa da programação 2020, com um concerto no Museu do Açúcar, que a 27 de Outubro recebe ainda Slobodan & Pedro Marques. A 28 de Novembro, a Percussão – Orquestra Clássica da Madeira actua no Museu Henrique e Francisco Franco, com a edição 2020 a ter encerramento marcado para dia 18 de Dezembro no Cidade do Açúcar, com Joves Band.