Escritor João de Melo assinala amanhã no Funchal o Dia Mundial do Livro

22 Abr 2019 / 15:30 H.

O Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) recebem esta terça-feira, 23 de Abril, o escritor João de Melo que estará no Funchal para assinalar o Dia Mundial do Livro. O encontro é aberto à população e está marcado para as 18 horas, focar-se-á no percurso literário do autor e nos 30 anos da obra ‘Gente Feliz com Lágrimas’. A entrada é livre e contará com a presença da Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço.

Também integrada nas comemorações do Dia Mundial do Livro, o átrio do ABM recebe amanhã, a mostra bibliográfica ‘Primórdios da Biblioteca Pública e primeiras colecções’. Uma Exposição que assinala as quatro décadas da Biblioteca Pública, com a apresentação de um conjunto de publicações adquiridas em 1978/1979, época da criação da Sala de Documentação Contemporânea (anterior

João de Melo

Com mais de vinte livros publicados (ensaio, antologia, poesia, romance e conto), João de Melo tem obras traduzidas em mais de dez países.

Ao seu romance ‘Gente Feliz com Lágrimas’, foram atribuídos cinco importantes prémios literários: Grande Prémio de Romance e Novela da APE, Prémio Fernando Namora, Eça de Queiroz, Livro do Ano Antena Um e Prémio Internacional Cristóvão Colombo (Lima, Peru).

O livro foi ainda adaptado a televisão para a RTP, numa série de cinco episódios dirigida por José Medeiros e, ao teatro, por João Brites, para o grupo ‘O Bando’. Integra o Plano Nacional de Leitura para o ensino secundário.

Em 2016, João de Melo recebeu o Prémio Vergílio Ferreira, consagrando a sua carreira literária. Em março deste ano, o Ministério da Cultura atribuiu-lhe a Medalha de Mérito cultural.

Também integrada nas comemorações do Dia Mundial do Livro, abre ao público, nesta terça-feira, dia 23, no átrio do ABM, a mostra bibliográfica “Primórdios da Biblioteca Pública e primeiras coleções”. Uma Exposição que assinala as quatro décadas da Biblioteca Pública, com a apresentação de um conjunto de publicações adquiridas em 1978/1979, época da criação da Sala de Documentação Contemporânea (anterior designação da Biblioteca Pública). A documentação apresenta-se organizada nas seguintes áreas: Literatura, História, Arte, Geografia e Biblioteconomia.

Outras Notícias