5 Sentidos

Artista Guareta Coromoto inaugura exposição ‘Do traço à cor’ no Funchal

None

A artista plástica Guareta Coromoto inaugura na próxima quinta-feira, dia 14 de Fevereiro, às 18h30, na galeria Marca de Água, na Rua da Carreira, n.º 119, a nova exposição individual denominada ‘Do traço à cor’.

O trabalho artístico reúne mais de duas dezenas de obras que exploram diferentes técnicas e suportes, pintura a acrílico sobre tela e madeira de grandes formatos, desde desenhos de estudo, objectos escultóricos e uma instalação que reconstitui o atelier da artista, ocupando os três pisos da galeria,

Madalena Nunes, vereadora da Câmara Municipal do Funchal, marcará presença na inauguração, naquela que será a primeira exposição, com produção a cargo de Diogo Goes, curador residente e programador artístico da Galeria Marca de Água, com quem a galeria reiterou a colaboração, desde o mês transacto.

Desta exposição resulta ainda um catálogo de edição limitada, disponibilizado ao público, com textos de Bárbara e Carlota Carreira de Sousa.

A exposição ficará patente ao público até 11 de Abril. Será de entrada livre e poderá ser visitada de segunda a Sexta-feira, das 10h30 às 13h00 e das 14h às 18h30, ou mediante agendamento prévio.

A direcção artística da galeria, a cargo de Raquel Fraga, refere que tem já agendadas para o biénio 2019/2020, 11 exposições, inaugurando uma nova dinâmica de tertúlias e visitas guiadas a este espaço expositivo.

A directora da Marca de Água acrescenta ainda que neste biénio a galeria irá “estabelecer protocolos de cooperação com várias instituições culturais, de modo a potenciar novas sinergias, tendo por principal objectivo captar novos públicos para a arte contemporânea”.

Já na segunda quinzena de Abril, a programação anual da galeria Marca de Água prossegue com uma nova exposição individual, desta vez da artista plástica Filipa Venâncio, que apresentará uma ‘recolecção’ de obras do seu percurso artístico, realizadas ao longo dos últimos anos.

Guareta Coromoto

Guareta Coromoto é uma artista de nacionalidade portuguesa residente na Madeira. Nasceu na Venezuela em 1957 e é licenciada em pintura pela ESBAL, Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Frequentou a Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa, cursos de cerâmica, resinas e joalharia contemporânea.

Realiza exposições colectivas desde 1979 e mostras individuais desde 1995. Realizou inúmeras intervenções artísticas em bienais e eventos culturais internacionais, tendo recebido vários prémios.

Das inúmeras participações artísticas internacionais, destaca a representação da Região Autónoma da Madeira, na Bélgica, Itália e Estados Unidos.

Os seus trabalhos encontram-se representados em livros e em publicações de arte, assim como em colecções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente, no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, no Museu de Malta Françoise Tempra, no Salão Internacional do Japão, e na Colecção Andante de Ramon Alvarez em Espanha, entre outras.

Colabora com Bárbara e Carlota Carreira Sousa, na Coromotto Interiors Design, em Lisboa.

Expôs no Centro das Artes Casa das Mudas, na Galeria da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, no Museu da Electricidade, entre vários outros espaços na Região.

Em 2009 foi homenageada pela AMME, Associação Madeirense de Mulheres Empresárias e em 2013 foi agraciada, pela Academia de Letras, Artes e Ciências do Brasil, com medalha e certificado de Mérito na área Cultural Internacional.