5 Sentidos

Apresentação do livro ‘Reflexos actuais sobre a Educação Musical’

None Ver Galeria

A Secretaria Regional da Educação (SRE) apresenta amanhã, dia 13 de Fevereiro, às 11 horas, no auditório da Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), o livro ‘Reflexões Actuais sobre a Educação Musical’.

Trata-se do quinto volume da Colecção ‘Contributos e Ideias para a Educação Artística’, iniciativa da Secretaria Regional de Educação, da autoria de professores da área musical na Região Autónoma da Madeira (RAM), nomeadamente, Almindo Fernandes, Carla Jardim, Slobodan Sarcevic e Teresa Leão. A direcção-geral é de Virgílio Caldeira e a coordenação dos investigadores de Carlos Gonçalves, Natalina Cristóvão e Paulo Esteireiro.

Após a apresentação desta obra, a cargo de Paulo Esteireiro, realizar-se-á uma mesa redonda com a presença dos autores e moderada por Natalina Cristóvão, subordinada ao tema ‘Problemas actuais da educação musica’”.

Segundo a SRE, nos últimos anos, o número de artigos publicados em revistas científicas tem aumentado exponencialmente, porém, ficam geralmente circunscritos à comunidade académica. Este quinto volume da Colecção ‘Contributos e Ideias para a Educação Artística’ tem como principal propósito valorizar os estudos de mestrado realizados recentemente na RAM, permitindo que os seus resultados sejam publicados em suporte papel e divulgados fora do meio académico, a um maior número de pessoas, por forma a estimular o debate e a replicação de boas práticas no domínio da educação artística.

Todos os projectos apresentados neste volume apresentam propostas que visam abordar questões actuais da educação musical em contexto escolar, tais como estratégias para incentivar a improvisação e a criatividade nas crianças e jovens; formas de envolver musicalmente a família nas actividades práticas com alunos em contexto de sala de aula e apresentações públicas; novas metodologias de ensino de instrumentos musicais, a realização de um festival escolar e os seus impactos nos alunos.