Imigrantes são bem vindos!
Os imigrantes fazem-nos falta, apesar dos seus salários de miséria, nomeadamente no litoral alentejano e dos seus detractores, por racismo, xenofobia e rotulando-os com juízos de valor que não têm equivalência real.... Alguém, de senso, coloca em questão a monitorização de quem entra no nosso país? É um dado adquirido.
Têm contrabalançado a Segurança Social (SS) e a demografia. Sem eles a SS cairia, em termos de receita, quase 13% e obrigava um aumento na carga contributiva de 10,3% para compensar o saldo global da SS, após estudo credível.
Sei, por familiares emigrantes, da, também, heroicidade de ir conquistar o pão fora do seu país natal. Um exemplo: O Luxemburgo não seria um país de topo na Europa, sem a emigração dos portugueses.
O fascista, Ventura (Chega) foi provocá-los junto à AR, depois de colaborar numa Lei anticonstitucional contra eles. Os imigrantes chamaram-lhe, e bem, fascista, racista e xenófobo! Aqueles estão a ser vítimas de arbitrariedades, injustiças, longas demoras nas suas legalizações e são perseguidos como se tratassem de criminosos (!).
Sendo respeitadores e querendo ganhar o pão, não são criminosos! Ao invés, são bem vindos!
Vítor Colaço Santos