Incêndios “zombie”
Estamos conscientes de que os bombeiros conhecem bem o fenómeno. Mas também estamos convictos de que o povo, em geral, o desconhece. Acreditamos, por isso, que esta informação possa ser do interesse público.
Investigações científicas recentes revelam que incêndios para os quais não se encontram explicações naturais nem qualquer interferência humana podem ser fruto de combustões espontâneas, aparentemente inexplicáveis. Ficou há pouco tempo provado que o fogo, mesmo depois de ter sido extinto à superfície, pode “hibernar”, percorrer distâncias no subsolo através de aberturas naturais e da acção de micróbios e reacender noutro lado, quando há subidas acentuadas da temperatura.
A estes incêndios os cientistas dão o nome de “zombies”. Não sei se este tipo de incêndios acontece, já aconteceu ou poderá vir a acontecer na Madeira, mas importa talvez ter em conta que o fenómeno existe e que pode constituir uma explicação possível para casos em que não se encontrem causas plausíveis que nos elucidem sobre a origem de alguns incêndios.
Certo é que os incêndios tipo “zombie” são responsáveis por milhares de fogos, que só podem ser explicados por intermédio do resultado destas investigações.
Leitor identificado