Alterações climáticas em foco no arranque da Semana do Ambiente
Iniciativa organizada pela Câmara Municipal do Funchal decorre até dia 7 de Junho
"O nosso Poder, o nosso Planeta” é o tema da Semana do Ambiente 2025, organizada pela Câmara Municipal do Funchal (CMF), que decorrerá entre os dias 2 e 7 de Junho. A iniciativa teve início, hoje, com um dia inteiramente dedicado à temática das alterações climáticas, sob o lema “Protege o Planeta, garante o Futuro”.
A abertura oficial teve lugar na Praça do Município, contando com a presença de diversos participantes, nomeadamente escolas, alunos e respectivas entidades, assinalando o arranque de uma semana repleta de actividades de sensibilização e acção ambiental.
“A ETAR é o maior investimento de todos os tempos”
A presidente da Câmara Municipal do Funchal frisou, esta manhã, que a ETAR é “o maior investimento de todos os tempos do Município”, com um valor de 17,5 milhões de euros. As declarações foram proferidas na cerimónia de abertura da Semana do Ambiente, que decorreu, na Praça do Município.
De modo a acompanhar o conjunto de iniciativas dedicadas à sensibilização dos participantes sobre a realidade das alterações climáticas e a acção do Município do Funchal nesta área, foi instalado no local um painel informativo, para explicar aos visitantes conceitos como mitigação e adaptação, bem como mostrar os compromissos já assumidos pelo Município neste domínio.
Este painel constituiu o ponto de partida para a descoberta das atividades complementares programadas para o dia.
Logo após a sessão de abertura, a Praça do Município foi dinamizada pela final da competição Dr. Why - “Uma Só Terra: O nosso Poder, o nosso Planeta”, que reuniu alunos do 1.º ciclo de várias escolas do Funchal, participantes nas eliminatórias desde Janeiro.
O concurso, em formato de 'quizz' interavtivo, promoveu o conhecimento sobre alterações climáticas e a mitigação dos seus efeitos, de forma lúdica e educativa.
Ao todo, 277 alunos de 10 escolas estiveram envolvidos nesta 4.ª edição da iniciativa.
Durante o dia, os visitantes tiveram ainda acesso a dois jogos interactivos (o jogo de decisões e reflexos ‘Mysteria’ e a experiência de realidade virtual “Com o Simão num futuro”) com vista a proporcionar às gerações mais novas "uma aprendizagem intuitiva sobre estas plataformas", destacando a importância das escolhas individuais e colectivas e o papel que as mesmas assumem na redução dos efeitos e consequências das alterações climáticas.
Por fim, a programação incluiu ainda uma sessão de divulgação do livro 'A Viagem da Bia', que contou com a presença do autor e do ilustrador, responsáveis por uma dinâmica interacção com os jovens e com a personagem.
A Semana do Ambiente prossegue até ao dia 7 de Junho, com diversas atividades de carácter didático e pedagógico.