A minha conclusão
No DN de 1 de maio de 2025, página 15, está um gráfico com os salários, médios e mínimos, desde o ano de 2015 a 2025; estando em destaque com letras em paragona, o seguinte título: “Salário médio subiu 33,5% e o salário mínimo 81%; na coluna do meio: “No primeiro caso foi de 1.526 de 2015 a 2024, ou 1.579 euros se contar a inflação prevista em 2025. No segundo caso, subiu de 505 a 915 euros nesses 11 anos. Se o salário médio subisse ao mesmo nível, estaria nos 2.069 euros”.
Se fizermos os cálculos do salário, da média anual, nos 10 anos, houve um aumento de 35,5€ para o salário mínimo, e 38,3€ para o salário médio”.
Foi o motivo para a classe média ficar empobrecida, aumentando a percentagem dos pobres na Ilha da Madeira, visto o custo de vida ter aumentado, muito mais, que o aumento dos salários ou os ordenados.
No mesmo DN, página 18, com o título: “Foco na mobilidade e no custo de vida”; estando a foto, abrangendo duas colunas, do candidato à Assembleia da República, Sr. Filipe de Sousa, do partido JPP-Juntos Pelo Povo.
O deputado madeirense, Sr. Filipe Sousa, fez um bom trabalho na freguesia de Gaula, que pertence ao concelho de Santa Cruz, tendo o povo verificado o bom trabalho executado, fez que o povo lhe desse o seu voto, para ser o presidente Concelho de Santa Cruz, deixando obra feita no seu Concelho.
O deputado madeirense, Sr. Filipe Sousa, tem toda a legitimidade de pugnar pelos interesses dos madeirenses, na Assembleia da República, vistos os madeirenses estarem a pagar, demasiado elevado, os custos dos meios dos transportes, aumentando, deste modo o custo de vida dos madeirenses.
No DN de 5 de maio, página 22, com o título: “A oração que Francisco nos reensinou!”; texto do ilustre e digno Dr. Pedro Melvill Araújo que destaca o valor da pequena oração, o Pai Nosso!”.
Os teólogos católicos, dizem que a pequena oração, que Jesus Cristo nos deixou, tem sete petições; mas, o psiquiatra; pesquisador da mente e famoso escritor brasileiro, Dr. Augusto Cury, escreveu o livro: “Os Segredos do Pai Nosso”; que contém dezasseis segredos; e o “Mestre dos Mestres”; referindo-se a Jesus Cristo.
José Fagundes