Soluções para o trânsito junto à HBG
No “Flagrante” da edição do DN de dia 14 de maio, uma leitora questionava para quando uma solução para o trânsito caótico que se verifica diariamente nas mediações da Escola Básica Horácio Bento Gouveia (HBG).
Permitam-me apresentar algumas sugestões (de fácil implementação), que podem ser adotadas pelo(a) próximo(a) presidente de Câmara:
1. Obrigar a direção da escola HBG a criar horários diferenciados para a entrada dos alunos - solução que funcionou bem durante o período pós-pandemia.
2. Obrigar a direção da escola HBG a permitir a entrada de alunos pela porta de cima - evitando que alguns condutores se desloquem até à porta sul.
3. Criar passagens de peões elevadas junto às entradas sul e/ou norte.
Estas três medidas, isoladas ou em conjunto, iriam resolver muitos dos problemas de trânsito naquela zona, que frequentemente provocam engarrafamentos nas artérias adjacentes, como a Levada dos Ilhéus, Levada do Cavalo e Rua das Maravilhas.
E já agora, para os pais que deixam os filhos na faixa sul da porta de baixo e os fazem atravessar a meio do trânsito, convém lembrar que existe uma passadeira com sinais luminosos a uns míseros 10 metros de distância.
Para além de estarem a pôr os seus próprios filhos em perigo, trata-se de uma clara falta de civismo.
C. Santos