O ourives que executou Chave da Cidade do Funchal para oferecer a Cavaco
Neste 'Canal Memória', recorde a edição de 16 de Maio de 1990
Clemente Rodrigues foi o autor de uma cópia da chave da cidade do Funchal que, em 1990, foi oferecida a Cavaco Silva, quando da sua visita à Região. Na época, Cavaco Silva era o primeiro-ministro português.
A peça que estava a ser trabalhada pelo ourives tratava-se de uma chave com 17 centímetros de comprimento, totalmente em prata e trabalhada à mão. A chave original era do mesmo metal, mas oca. A que seria oferecida ao Primeiro-ministro era em prata maciça.
"Foi das mãos de Clemente Rodrigues que saíram por exemplo as «Folhas de Prata» que ainda hoje constituem o troféu do Festival da Canção Infantil da Madeira, criado a partir de um projecto da autoria da escultora Manuela Aranha", referia o DIÁRIO.
Os adornos da pia batismal da Igreja do Carmo, em Câmara de Lobos; o trabalho em ouro da cruz de marfim usada pelo bispo da Diocese do Funchal, D. Teodoro Faria; o barrete de vilão em latão prateado oferecido ao artista madeirense Max, foram outros dos trabalhos da sua autoria.