DNOTICIAS.PT
Madeira

Presidente da Protecção Civil da Madeira assume Comando Regional das Operações de Socorro

Richard Marques, presidente do Serviço Regional de Protecção Civil da Madeira
Richard Marques, presidente do Serviço Regional de Protecção Civil da Madeira, Rui Silva/ASPRESS

É uma alteração anunciada e que já está formalizada. A partir de amanhã, o Comando Regional das Operações de Socorro – CROS – passa a ser assumido pelo presidente do Serviço Regional de Protecção Civil da Madeira.

A mudança é concretizada através da Portaria n.º 230/2025 de 29 de Abril, das secretarias Regionais das Finanças e de Saúde e Proteção Civil, publicada hoje no Jornal oficial da Região Autónoma da Madeira – JORAM, que entra em vigor amanhã.

O documento assinado por dois estreantes no Governo Regional, Duarte Freitas, secretário das Finanças, e Micaela Freitas, secretária da Saúde e Protecção Civil, altera idêntico documento de 18 de Maio de 2022, que previa que o CROS era “dirigido pelo Comandante Operacional Regional, cujas funções são (eram) em exercidas por inerência pelo vogal do Conselho Directivo do SRPC, IP-RAM”, no caso em concreto, por Marco Lobato.

Com a portaria hoje publicada, passa a ser Richard Marques quem assume, além da presidência da Protecção Civil Regional, por inerência, o cargo de Comandante Operacional Regional do Comando Regional de Operações de Socorro.