Albuquerque defende inquérito ao apagão e maior autonomia energética do País
Presidente do Governo Regional da Madeira destaca produção própria da Região Autónoma "que não está dependente de terceiros"
Serviços da Administração Pública portuguesa afectados na Madeira estão em vias de regularização, garante governante
O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, lamentou esta terça-feira, 29 de Abril, que as causas concretas do apagão que ontem afectou a Península Ibérica "não são ainda muito claras", defendendo um inquérito ao acontecimento, assim como uma maior preparação do País para enfrentar eventos dessa natureza.
Havendo a certeza de que Portugal estava a consumir energia produzida em Espanha no momento do apagão, o governante madeirense constata que o País "não teve tempo de colocar as suas centrais a funcionar", caracterizado o corte-geral de energia como uma situação "gravíssima".
"Temos de rever os procedimentos no sentido de num corte desta natureza termos a capacidade de repor de uma forma mais célere a nossa capacidade produtiva (...) É fundamental neste momento fazer um inquérito e ver o que se passa, no sentido de prevenir e garantir uma maior autonomia energética do País para uma situação destas ser suprida rapidamente. Miguel Albuquerque
Quanto aos serviços da Administração Pública portuguesa afectados na Madeira, o chefe do Executivo Madeirense garante que as perturbações estão "em vias de regularização".
Apagão ainda está a condicionar acesso aos serviços da Autoridade Tributária
A Secretaria Regional de Finanças emitiu um comunicado em que refere que "a falha generalizada no abastecimento de energia elétrica, que ocorreu ontem e que afectou o território nacional, prejudicou o funcionamento dos sistemas informáticos da Autoridade Tributária em todo o país, incluindo na Região Autónoma da Madeira".
O governante madeirense aproveitou a ocasião para destacar que a Região tem autonomia energética, uma produção que "não está dependente de terceiros".
"Nunca quis privatizar empresa nenhuma dos sectores estratégicos e ainda bem", disparou.
Miguel Albuquerque falava aos jornalistas no Hotel Barceló Funchal, onde participou na apresentação do Programa PhD Empresas da ARDITI.
ARDITI apoia empresas regionais na contratação de profissionais com doutorado
Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação apresenta hoje o Programa PhD Empresas que visa reforçar a ligação entre a ciência e o sector empresarial na Madeira
Confira as declarações na íntegra: