Leonel Silva dado como certo no IHM
É uma das grandes surpresas. O presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Leonel Silva, deverá deixar o cargo dentro de uma semana, quando ainda faltam seis meses para o fim do mandato, para assumir a presidência do Instituto de Habitação da Madeira (IHM). A mudança insere-se no novo ciclo de reorganização institucional na administração regional, que acompanha a formação do XVII Governo Regional.
A sucessão na liderança do município está já definida: Sónia Pereira, actual vereadora, irá assumir a presidência da Câmara de Câmara de Lobos. A autarca passará a liderar a equipa camarária.
Leonel Silva assumiu a presidência da autarquia em 2024, a meio do actual mandato, na sequência da saída de Pedro Coelho, então presidente da Câmara, que foi eleito deputado à Assembleia da República, interrompendo assim o mandato autárquico. O DIÁRIO tentou ouvir o edil mas não foi possível chegar ao contacto.
Na nova configuração dos cargos públicos regionais, João Pedro Sousa, até agora presidente do IHM, deverá transitar para a liderança das Sociedades de Desenvolvimento, assumindo um novo papel na gestão e dinamização do território.
Já Nivalda Gonçalves, que sai das Sociedades de Desenvolvimento, será a nova responsável pelo Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM), substituindo Micaela Freitas, tal como avançou o JM, que passou a integrar o novo executivo como secretária regional da Saúde e Protecção Civil.
Estas mudanças traduzem um realinhamento de figuras nalguns orgãos tutelados pelo Governo de Miguel Albuquerque, com o objectivo de reforçar a resposta pública em áreas-chave como a habitação e a segurança social.