DNOTICIAS.PT
Fact Check Madeira

Será que um submarino nuclear esteve perto da Madeira nos últimos dias?

Foto Força Aérea Portuguesa
Foto Força Aérea Portuguesa

Num grupo temático internacional sobre submarinos na rede social Reddit, um colaborador, que tem especial interesse na marinha russa, publicou uma informação sobre uma suposta operação de treino conjunto ocorrida a 30 de Março passado, ao largo da Madeira, com um helicóptero Merlin da Força Aérea Portuguesa a colocar dois oficiais franceses no submarino nuclear ‘Tourville’. Será que foi mesmo assim?

A publicação no Reddit remete para outra publicação no blogue em língua portuguesa ‘Espanha & Escudo’ (https://espada-e-escudo.blogspot.com/), o qual se apresenta como “um espaço independente e não comercial de informação construída sobre fontes abertas (OSINT) no âmbito de defesa, segurança e protecção civil”. Esta última informação é baseada numa nota divulgada pela Força Aérea Portuguesa na passada sexta-feira e que passou relativamente despercebida.

Dizia essa nota que um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea Portuguesa realizou uma operação de inserção de dois militares franceses no novo submarino nuclear de ataque ‘Le Tourville’, considerado o mais moderno do mundo. A missão, concretizada no domingo 30 de Março, ocorreu a 30 milhas náuticas (aproximadamente 55 quilómetros) a norte da Ilha da Madeira, decorrente de uma operação de treino.

Numa missão de extrema complexidade, com o helicóptero da Força Aérea em posição estacionária sobre o submarino, os dois militares da Marinha Francesa desceram até à escotilha por intermédio do guincho, acompanhados pelo recuperador-salvador da tripulação do helicóptero EH-101 Merlin. Esta operação exigiu uma coordenação precisa e sincronizada entre a tripulação do helicóptero e a guarnição do submarino francês, tendo como factores condicionantes o restrito espaço da escotilha do submarino e a instabilidade provocada pela própria navegação marítima. “A operação foi realizada com extrema precisão, demonstrando a competência e experiência das tripulações envolvidas, sob a garantia da maior segurança”, lê-se na mesma nota da instituição militar, que acrescenta que “o exercício realizado reflecte a capacidade da Força Aérea em integrar operações conjuntas com forças armadas de outros países, utilizando os mais distintos e modernos meios, reforçando assim a preparação, experiência e proficiência das nossas tripulações em qualquer cenário”.

O blogue ‘Espanha & Escudo’ avança dados adicionais sobre esta operação de treino. Adianta, por exemplo, que os dois militares colocados no submarino são dois oficiais superiores (um vice-almirante e um capitão-de-mar-e-guerra.

Ao serviço desde 16 de Novembro de 2024, o submarino ‘Le Tourville’ está ainda numa fase de testes e ensaios. Largou de Toulon, em França, a 25 de Janeiro de 2025, e esteve em visita oficial a Lisboa a 14 de Fevereiro de 2025. Depois atravessou o Atlântico e chegou ao porto de Halifax, no Canadá, a 10 de Março de 2025. A operação no norte da Madeira decorreu já na viagem de regresso à Europa.

Com 99,5 metros de comprimento e mais de 5.000 toneladas de arqueação bruta, o ‘Tourville’ é o terceiro e mais recente da classe ‘Suffren’ da Marinha Francesa, que será acrescentada com mais três unidades, a serem construídas até ao ano 2028. Está equipado com a mais alta tecnologia, com capacidade para descer aos 350 metros de profundidade em segurança. Pode atingir uma velocidade máxima de 27 nós, com uma guarnição de 65 elementos. Está equipado com 4 tubos lançadores de 533mm (21 polegadas) que podem ser armados com mísseis anti-navio Exocet SM39 Mod2, torpedos F21 Artemis, mísseis de cruzeiro de ataque terrestre MdCN e mísseis de defesa anti-aérea A3SM (VL MICA).

"Helicóptero da Força Aérea Portuguesa participou em treino conjunto para inserção de dois oficiais da Marinha Francesa no submarino nuclear 'Le Tourville', 30 milhas náuticas a Norte da Ilha da Madeira, Atlântico, Portugal, 30Mar2025" - Publicação no grupo 'Submarines' na plataforma Reddit.